John Textor está recebendo críticas na FrançaVítor Silva/Botafogo
Jornal francês afirma que Lyon financiou projeto esportivo do Botafogo
John Textor segue recebendo críticas na França
Rio - Acionista majoritário do Botafogo, John Textor, está com a reputação muito baixa na França. O jornal do país "L'Equipe" ao analisar a situação financeira do Lyon, afirmou que o clube francês foi utilizado para financiar o Botafogo.
Os dois clubes têm seu futebol ligado ao Eagle Group, holding administrada por John Textor. De acordo com a publicação, o Lyon teria pago o salário de 54 jogadores, mesmo tendo apenas 30 em seu plantel de jogadores.
O "L'Equipe" disse que o clube francês teve que lidar com parte do prejuízo financeiro do Botafogo - seja com transferências, bônus ou contratos de premiação pela conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro - teria sido absorvido pelo Lyon, o que comprometeu ainda mais as finanças do Lyon.
Devido a uma punição pelas questões financeiras, o Lyon foi rebaixado para a Segundona do Francês. A decisão foi sacramentada no último dia 24 pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), organização responsável por monitorar e supervisionar as contas dos clubes da liga. O Lyon pode recorrer e tentará reverter a decisão que o rebaixou.
Antes do rebaixamento à segunda divisão, a DNCG aguardou que os dirigentes apresentassem garantias financeiras de que o clube tinha condições de pagar suas dívidas, de 175 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão). A maior parte desse pagamento é para a temporada que se inicia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.