João Pedro, do Chelsea, marca contra o FluminenseDivulgação / Chelsea

Rio - A eliminação do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes colocou fim ao sonho de um sul-americano voltar para o topo do mundo. O Tricolor teve a melhor campanha entre os representantes da América do Sul e terminou entre os quatro melhores do mundo, mas não foi o suficiente para encerrar o jejum de 13 anos do continente em Mundiais.
O Corinthians permanece sendo o último sul-americano campeão mundial e também não-europeu. Desde a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, da Inglaterra, em 2012, ninguém conseguiu bater um europeu na decisão. Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Fluminense chegaram nas finais, mas foram derrotados por Real Madrid, Liverpool, Chelsea e Manchester City, respectivamente.
Além do quarteto brasileiro, os argentinos San Lorenzo e River Plate também chegaram na disputa pelo título em 2014 e 2015, respectivamente, mas foram derrotados por Real Madrid e Barcelona. Em outras seis oportunidades, os sul-americanos sequer chegaram na final, incluindo brasileiros como Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo e Botafogo.
Na primeira edição do Mundial de Clubes em formato de Copa do Mundo, a América do Sul teve um saldo positivo. Apesar de nenhum representante chegar à final, teve um semifinalista e quatro times no mata-mata — todos brasileiros, já que os argentinos Boca Juniors e River Plate foram eliminados na fase de grupos.
Além disso, os sul-americanos conseguiram bater de frente com os europeus. O Botafogo venceu o PSG, atual campeão da Liga dos Campeões, na fase de grupos, assim como o Flamengo bateu o Chelsea. Nas oitavas, o Fluminense venceu a Inter de Milão, o último vice-campeão europeu. O Tricolor, aliás, empatou com o Borussia Dortmund, vice-campeão europeu no ano passado, na fase de grupos.
O único brasileiro que não venceu europeu foi o Palmeiras. O Alviverde empatou sem gols com Porto, mas avançou em primeiro no grupo — enquanto os portugueses voltaram para casa. Depois, caiu para o Chelsea, nas quartas de final. River Plate e Boca Juniors também não venceram europeus, mas fizeram jogo duro contra Inter de Milão e Bayern de Munique, respectivamente.

Últimos campeões mundiais:

2012: Corinthians
2013: Bayern de Munique
2014: Real Madrid
2015: Barcelona
2016: Real Madrid
2017: Real Madrid
2018: Real Madrid
2019: Liverpool
2020: Bayern de Munique
2021: Chelsea
2022: Real Madrid
2023: Manchester City
2024: Real Madrid