Taça do Mundial de Clubes no Rio: clubes cariocas fizeram bonito no torneioLucas Merçon / Fluminense

O Mundial de Clubes chega ao fim para os clubes cariocas e é hora de avaliar como as inteligências artificiais se saíram sobre as previsões que fizeram. E o resultado sobre os desempenhos de Botafogo, Flamengo e Fluminense é de mais erros do que acertos para ChatGPT (da OpenAI), Gemini (do Google), Copilot (da Microsoft) e da chinesa Deepseek.

Fluminense como surpresa e semifinal não prevista

No caso do Tricolor, nenhuma IA apontou a campanha até a semifinal. O maior erro de avaliação foi da Deepseek, que citou que o time de Renato Gaúcho seria decepção do torneio, com eliminação na fase de grupos.
As outras três acreditaram em campanha até as quartas de final. O Copilot acertou no Fluminense como surpresa do Mundial, mas colocou que venceria o Borussia nos grupos. E o Gemini confiou na eliminação da Inter de Milão nas oitavas.

Só uma IA apostou em boa campanha do Botafogo

Já o Botafogo derrubou a maioria, com três delas apostando em queda na fase de grupos. Apenas a Deepseek colocou a classificação para o mata-mata em segundo lugar, atrás do PSG.
Só que o modelo chinês garantiu que o Glorioso superaria o Palmeiras nas oitavas de final e chegaria às quartas. A história em campo foi outra e o time de Renato Paiva acabou eliminado.

Flamengo até as oitavas não era aposta

Em relação ao Flamengo, houve acertos parciais, sendo que três inteligências artificiais acreditaram em campanha melhor. O ChatGPT foi quem chegou mais perto porque foi o único a colocar a possibilidade de queda nas oitavas, apesar de também prever a chance de chegar às quartas. E apostou em eliminação para Bayern de Munique ou Real Madrid.
Já a Deepseek acertou na classificação em primeiro lugar no grupo. O Gemini achou que seria possível superar a equipe alemã, enquanto o Copilot confiou em uma ida à semifinal.

Acertos sobre o Palmeiras no Mundial de Clubes

As IAs também fizeram previsões sobre o Palmeiras, sendo que ChatGPT e Copilot colocaram a classificação para as quartas de final e queda para um europeu. O modelo da OpenIA ainda acertou no primeiro lugar do grupo.
As outras duas disseram que o clube paulista só iria até as oitavas e cairia para o Atlético de Madrid.