Enzo Maresca, técnico do ChelseaPAUL ELLIS / AFP

Estados Unidos - O técnico Enzo Maresca revelou que a maior conquista do Chelsea na temporada foi a mudança da percepção do público sobre o clube. Classificado para a Liga dos Campeões, campeão da Liga Conferência, a final contra o PSG, neste domingo (13), no Mundial de Clubes marcará o fim da temporada 24/25 para os Blues.
“Para mim, a maior conquista desta temporada é que, exatamente um ano atrás, ninguém falava sobre o Chelsea em termos de futebol. Só se falava do elenco inchado, dos altos gastos. Agora, todos comentam sobre o que mostramos dentro de campo, como jogamos e como vencemos", opinou Enzo Maresca.
De acordo com Maresca, em entrevista coletiva neste sábado (12), a retomada de protagonismo nos debates futebolísticos foi uma vitória simbólica da equipe. Com a imagem arranhada desde a compra em 2022 do clube pelo americano Todd Boehly, o Chelsea vinha acumulando altos investimentos em jogadores, que não se transmitia em desempenho em campo. 
Desde a chegada em meados de 2024, o treinador italiano vem reorganizando o elenco e dando uma identidade ao time. Formado por jovens, nomes como Cole Palmer, Pedro Neto, Enzo Fernandez e Moisés Caicedo vem se destacando como líderes técnicos e criando uma nova identidade ao Blues. 
Devido a guerra entre Rússia e Ucrânia, os londrinos tiveram uma ruptura brusca  pela venda forçada do antigo dono, o russo Roman Abramovic. Do elenco campeão da Liga dos Campeões de 2021, título que classificou o Chelsea ao Mundial de Clubes, apenas Reece James continuou.
Com uma sequência de 15 jogos e 13 vitórias, os comandados de Enzo Maresca vem trazendo otimismo tanto para os torcedores quanto para a mídia. Com 11 jogos sem sofrer gols, as duas derrotas nesse período, para o Flamengo e para o Newcastle foram marcadas pela expulsão de Nicolas Jackson.
Questionado sobre o elenco, Maresca se diz satisfeito e feliz pela evolução do time.
“A equipe merece toda essa confiança. Ficamos entre os quatro primeiros, vencemos a Liga Conferência e chegamos à final do Mundial. Isso mostra o quanto evoluímos como grupo”, disse.
Em final do Mundial de Clubes, o Chelsea enfrenta o PSG, que vem embalado pelo título da Liga dos campeões, neste domingo (13), às 16h (de Brasília), no Metlife Stadium, em Nova Iorque.