Eduardo Paes é o prefeito do Rio Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Após a visita ao Rio Museu Olímpico, o prefeito Eduardo Paes valorizou o legado deixado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Em conversa com a imprensa, nesta sexta-feira (1º), ele apontou como os eventos impactaram tanto o esporte quanto a cidade em si.
"Se a gente for olhar o que estava na candidatura olímpica, foi feito muito mais. Não tinha nenhum BRT, não tinha nenhum VLT, não tinha metrô, não tinha revitalização da região portuária da cidade. Então, acho que as Olímpiadas do Rio permitiram um legado enorme. Os equipamentos esportivos que restaram estão todos sendo utilizados", disse Paes.
"Até o campo de golfe, que era um desafio, o parque de Deodoro, onde foi feita a canoagem slalom, que é um rio artificial... Todo o legado funcionando. Legado esportivo, legado para cidade. A população se transportando diariamente. Acho que mostra que fizemos uma linda celebração, que encantou o mundo ali no período do evento, mas que abriu nos possibilidade muito além do que aquele momento da celebração", completou.
Outro tema da entrevista foi a candidatura de Rio-Niterói ao Pan de 2031. Paes informou que, no início de agosto, haverá uma apresentação no Paraguai no início de agosto.
As cidades do estado concorrem apenas com Assunção. A primeira apresentação oficial para a Panam Sports aconteceu em maio, nos Estados Unidos. A eleição será somente em outubro.
"A gente está trabalhando. Vamos a Assunção, acho que agora dia 8 de agosto. Terá uma apresentação da candidatura Rio-Niterói. A gente está muito otimista. A gente entende que as cidades estão preparadas. Nós vamos ter todas as condições. Agora depende do Panam Sports, que é quem vai tomar a decisão", afirmou o prefeito.

Rio Museu Olímpico

O local foi aberto à imprensa nesta sexta-feira (1º), mas será oficialmente inaugurado no domingo (3). O museu estará aberto ao público a partir de terça (5).
Ele foi erguido no andar superior do Velódromo e conta a história desde o início da candidatura do Rio de Janeiro. A transformação pela qual a cidade passou, além de bolas, medalhas, uniformes e outras peças estão presentes no local. O Rio Museu Olímpico ainda conta com áreas interativas, o que aproxima ainda mais os visitantes dos eventos de 2016.
"Todos os cariocas e visitantes que estiverem no Rio e quiserem relembrar, entender um pouco como que isso foi feito, os momentos mais emocionantes nas atividade esportivas, nas competições. Tivemos muitos momentos bonitos acontecendo nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio que são marcantes. Quem vier nesse museu vai ter a possibilidade de sentir essas emoções de novo", destacou Eduardo Paes.