Globo lançou a GE TV, seu novo canal digital gratuito de entretenimento esportivoBob Paulino/Globo

Rio - A chegada da GE TV, novo canal esportivo da Globo que estreia nesta quinta (4), tem dado o que falar nos bastidores da emissora. De acordo com a "Folha de São Paulo", jornalistas mais antigos da casa estão incomodados com o privilégio dado aos novos contratados para o projeto em relação a parcerias publicitárias.
Os principais nomes a GE TV, como Jorge Iggor, Bruno Formiga e Mariana Spinelli, foram autorizados a manter contratos comerciais que tinham antes de serem contratados. A liberação gerou reclamações narradores e comentaristas do Sportv e setoristas populares de clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos e Vasco, que não contam com o mesmo aval.
A reclamação dos mais antigos é de que essa flexibilidade para os membros da GE TV é um privilégio. Os jornalistas acreditam que a regra deveria valer para todos e que, no caso deles, uma campanha publicitária seria uma espécie de benefício, uma vez que seus salários são mais baixos. Muitos recebem propostas comerciais, mas não são autorizados a fazer.
Há alguns anos, a Globo liberou os profissionais do esporte para fazerem publicidades, mas a regra vale apenas para o "time do elenco" (ou seja, narradores, comentaristas de TV aberta e apresentadores). É necessário que a empresa aprove o contrato.
Porém, a insatisfação até mesmo de profissionais que estão englobados no grupo, já que a emissora costuma vetar parcerias com frequência. Recentemente, uma apresentadora se empolgou com a chance de anunciar uma marca de bebida alcoólica, mas a emissora não achou atraente.
Apesar da liberação, os contratados da GE TV só fecharão campanhas publicitárias em alinhamento com a Globo. Em reunião recente, Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo, garantiu que as regras seguem as mesmas e que os critérios também servirão para os novos profissionais.