Jogadores do Peru posam para foto antes da partida contra o UruguaiEitan Abramovich / AFP

Cusco - Após o fiasco nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, a Federação Peruana de Futebol pretende mandar os jogos da seleção em Cusco, a 3.400 metros acima do nível do mar. Historicamente mandando seus jogos em Lima, capital do país, La Blanquirroja deve usar a vantagem da altitude para o ciclo do Mundial de 2030. A informação é do jornal peruano "La República".
"Na Federação Peruana de Futebol (FPF) não querem repetir esse processo vergonhoso e estudam a possibilidade de levar a seleção peruana para jogar como mandante no Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, contando como aliado os 3.400 metros acima do nível do mar e um estádio com capacidade para 45.000 espectadores", disse o periódico peruano.
Mesmo com a ampliação do número de vagas — seis diretas e uma para a repescagem — nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru ficou distante da classificação. Com apenas 12 pontos e restando uma rodada para o fim da competição, a seleção ocupa a nona posição. São cinco pontos atrás do sétimo colocado, que garante a vaga na repescagem mundial.
Jogando a maioria dos jogos na capital Lima, o Peru nunca fez uma partida oficial na cidade de Cusco, de grande peso histórico para o país. Visando a classificação para o torneio mundial, segundo os jornais locais, a ideia é usar a altitude como uma compensação para o baixo nível técnico da seleção. 
Além disso, as Eliminatórias Sul-Americanas para 2030 devem ter menos jogos e menos participantes. Em seis países e três continentes, a Copa do Mundo terá como sede a Argentina, Uruguai e Paraguai. Esses países, por serem anfitriões, não devem participar da competição.
Antes dessa decisão, a seleção peruana se despede das Eliminatórias com um jogo em Lima. A equipe enfrenta a classificada seleção paraguaia. A bola rola às 20h30 (de Brasília), nesta terça-feira (9).