Kelly Slater é o maior campeão mundial da história do surfeAFP

Rio - Maior campeão mundial de surfe na história, Kelly Slater foi diagnosticado com escoliose acentuada. Dono de 11 títulos e o surfista mais longevo a competir no Circuito Mundial, o americano publicou nesta terça-feira (9) a imagem do exame e revelou sua batalha fora das águas.
Kelly Slater sofre com problemas como desequilíbrios na musculatura e diferença de comprimento entre os lados do corpo. O diagnóstico do exame mostrou a coluna formando um "S" visível. Nas redes sociais, o 11 vezes campeão abriu a discussão sobre a importância do autocuidado com o corpo.
"Tenho um problema sério nas costas. Lido com isso há muitos anos. Tem muitos dias em que simplesmente não consigo surfar de tanto que dói. Meu lado direito é mais curto que o esquerdo, e a curva da coluna cria ainda mais desequilíbrio", disse Kelly Slater.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Kelly Slater (@kellyslater)

Além da escoliose, Kelly Slater também sofreu com um problema no quadril. O americano, de 53 anos, se aposentou do Circuito Mundial em abril de 2024, após a etapa de Margareth River, na Austrália. Em 2025, foi convidado para participar da etapa de Trestles, na Califórnia. O multicampeão deseja voltar a competir em alto nível, mas respeita os limites do corpo.
"Provavelmente vou ter que fazer outra cirurgia no quadril, tive muitos problemas nos últimos três anos. Eu consigo aguentar a dor, mas não consigo mexer meu corpo como eu fazia. Tem sido um grande problema (...) Tenho outro projetos também", afirmou.