Carlo Ancelotti em convocação da seleção brasileiraRafael Ribeiro / CBF

Rio - Carlo Ancelotti explicou os motivos que o levaram a priorizar jogadores que atuam na Europa para os amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Japão. Após divulgar os convocados nesta quarta-feira (1º), o treinador italiano disse que levou em conta o desgaste da viagem para a Ásia ao montar a lista.
"Essa não é uma lista definitiva hoje. Teremos jogo nessa noite pela Champions, jogo no próximo final de semana. Privilegiamos os jogadores europeus, porque têm que viajar menos do que os jogadores que jogam no Brasil e também por causa do fuso horário. Os jogadores convocados pela primeira vez terão oportunidade comigo, mas não é a lista definitiva. Obviamente que muitos desses jogadores estarão na Copa do Mundo, mas é uma lista que leva em conta também as lesões que tivemos nos últimos dias. É uma oportunidades para outros demonstrarem suas qualidades", declarou Ancelotti.
"Tem muitos jogadores do Brasileiro que podem estar nessa convocação. Se não estiveram nas últimas, vão estar nas próximas convocações. Em novembro, não digo dar prioridade, mas podemos convocar no mesmo nível os jogadores europeus e brasileiros. Estamos olhando muitos jogadores que podem estar e podiam estar nessa convocação também", completou.
Ancelotti também falou sobre como pretende preparar a equipe para os amistosos de outubro.
"Vamos jogar para jogar bem e ganhar. Essa é a prioridade. Todos os jogos que vamos fazer. Jogar bem, ganhar. Depois, tem novos jogadores que vão jogar, que vou conhecer, mas a prioridade aqui é muito clara. Temos que ir ganhar, possivelmente jogar bem e possivelmente melhorar todas essas coisas que já disse. Em geral, a qualidade geral do jogador brasileiro é muito, muito grande, como disse muitas vezes. E há jogadores que podem jogar em diferentes posições, sobretudo na frente. Creio que na frente há jogadores que podem jogar pelo meio, na ponta, na esquerda, direita. Há muita variedade. Mas não quero fazer experimentos. A ideia que tenho também para os próximos meses é bastante clara. Não quero inventar, porque o futebol já foi inventado há muito tempo", declarou o treinador.
A delegação do Brasil se apresentará na próxima segunda-feira (6), em Seul. Por lá, a Seleção terá os sul-coreanos pela frente, dia 10, às 8h (de Brasília), em Seul. Depois, seguirá para Tóquio, onde enfrentará os japoneses, dia 14, às 7h30 (de Brasília).
Estes serão os primeiros compromissos do Brasil após o encerramento das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Apesar de garantido no Mundial, o Brasil terminou a disputa na quinta posição, com 28 pontos - sua pior campanha na história no torneio.
Veja outras respostas de Carlo Ancelotti

Retorno de Rodrygo

"Rodrygo está muito bem. Não está jogando muito, mas todas as vezes que entrou no time foi bem. Tem boa condição física, como todos os jogadores brasileiros. Está muito motivado para estar aqui. É um jogador muito importante para essa seleção, porque tem características técnicas muito importantes. Pode jogar em todas as posições (do ataque). Vai ajudar muito. Não tenho o que falar do Rodrygo. Todos conhecem. Teve alguns problemas no passado, que superou muito bem. Está muito motivado. Está bem. Em times grandes tem muita concorrência, mas sua condição física é muito boa, pelo visto. Eu quero vê-lo aqui com os outros"

Planejamento

"O que pensamos com toda a comissão técnica, creio que temos feito um planejamento muito bom para o Mundial, era jogar contra um time asiático nessa Data Fifa, depois africanos na Data Fifa de novembro e depois europeus na Data Fifa de março. Creio que é um bom planejamento para o melhor campeonato do mundo."

Militão

"Militão teve um problema no último jogo, mas foi um choque. Creio que a comissão está em contato com o Real Madrid. Ele está bem. Falei com ele. Tem um jogo no próximo fim de semana. Está na lista, mas não é uma lista definitiva. Pode mudar um pouco para os próximos jogos. Mas se ele está bem e não tem problema, gostaria que estivesse conosco."

João Gomes e André

"O João Gomes que não conheço a nível pessoal, como André. Quero conhecer, porque nesta posição creio que teremos muita opção para a Copa do Mundo. Gostaria de conhecer também estes dois jogadores, que estão muito bem na Premier League."

Hugo Souza

"O Hugo creio que vá jogar o segundo jogo. No primeiro vou ter de volta o Ederson, que é um goleiro muito importante para nós. Um grande goleiro. Creio que num jogo vá jogar o Ederson, em outro vá jogar o Hugo, porque queremos vê-lo atuando com a camisa do Brasil. É uma camiseta que habitualmente pesa. Creio que toda a comissão tem muita confiança nestes goleiros.

Fabrício Bruno

"Fabricio Bruno foi porque tivemos a lesão do Marquinhos e possivelmente do Brenner, que poderia estar nessa convocação. Precisamos de um zagueiro. Gostei do seu jogo contra a Bolívia, numa condição muito complicada. É a oportunidade de estar disponível para o segundo jogo."

Quem será o capitão?

"Para mim, Casemiro pode ser o capitão. Se ele estiver de acordo com isso. Eu apoio o Casemiro como capitão."