Utilizado na Copa do Mundo de 2022, impedimento semiautomático será implementado no Campeonato Brasileiro de 2026Divulgação / Fifa

Rio - A CBF já está avaliando a implementação do impedimento semiautomático no Brasileirão em 2026. A confederação está negociando com a empresa britânica Genius, que fornece o serviço à Premier League, da Inglaterra, além das ligas da Bélgica e do México, de acordo com o "ge".
O chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, Rodrigo Cintra, irá a Londres nesta semana para acompanhar o funcionamento da estrutura e para novas reuniões com a empresa. O dirigente mantém conversas com os representantes da Genius desde agosto.
Ainda não existe acordo, mas o sistema desponta como favorito neste momento. A estrutura funciona com cerca de 30 aparelhos iPhone 16 Pro, que devem ser atualizados para modelos 17 Pro, nos estádios. Os aparelhos gravam toda a partida em 4k, a 100 frames por segundo, criando uma réplica digital do jogo.
O programa monitora milhares de pontos no corpo de cada atleta em campo, além da bola. Com ajuda da inteligência artificial, o sistema define automaticamente qual é o ponto do corpo do atleta que está mais próximo da linha de fundo.
A CBF pretende implementar o impedimento semiautomático no Brasileirão em 2026. A partir do ano que vem, a competição terá início em janeiro e durará o ano inteiro. A primeira rodada do campeonato está prevista para o dia 28.