CBF criou grupo de trabalho para debater melhorias na arbitragem do futebol brasileiroDivulgação / CBF
CBF cria grupo para discutir melhorias na arbitragem do futebol brasileiro
Objetivo é atuar na modernização do ofício de árbitros no Brasil
Rio - A CBF anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir melhorias na arbitragem do futebol brasileiro. Em portaria assinada pelo presidente Samir Xaud nesta quinta-feira (23), a entidade convidou todas as comunidades do futebol nacional a participar das atividades. O objetivo é que o grupo de trabalho possa atuar na modernização do ofício de árbitros no Brasil.
Os integrantes vão colaborar com a identificação de boas práticas internacionais, fortalecendo e aprimorando o sistema de arbitragem, analisando a adoção de tecnologias e consolidando caminho para profissionalização da carreira. A iniciativa é uma resposta às recentes críticas direcionadas à arbitragem brasileira nas últimas semanas.
"Estamos atravessando um momento que exige reflexão, mas também de ação. A criação deste grupo de trabalho é uma resposta concreta para que possamos aprimorar o sistema, valorizar os profissionais e reconstruir a confiança de todos os envolvidos no jogo", disse o presidente da CBF.
Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), ficará à frente da presidência do grupo de trabalho, que ainda contará com relatoria de Helder Melillo, diretor executivo da CBF. Clubes, federações, árbitros e assistentes podem participar. A CBF pode convidar para participação consultores técnicos independentes, com notório saber nas áreas de arbitragem, gestão esportiva, tecnologia aplicada ao esporte ou direito desportivo.
Para a seleção de participantes, será considerada a diversidade regional, experiência e representatividade dos diferentes segmentos do futebol. De acordo com a CBF, o grupo de trabalho vai analisar o interesse de participantes que se inscreverem até 29 de outubro. A primeira proposta será entregue 60 dias após o encerramento das inscrições.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.