João Fonseca tornou-se o primeiro tenista brasileiro desde Gustavo Kuerten, em 2001, a conquistar um título de ATP 500 em simples, ao vencer o torneio da Basileia, neste domingo (26). Com um grande desempenho, o brasileiro superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 18º no ranking, por 2 sets a 0 (6-3 e 6-4).
Esse é o quarto título de João Fonseca na temporada de 2025, e o mais importante de sua carreira profissional até momento. De quebra, o brasileiro de 19 anos não apenas cumpriu a meta pessoal de terminar o ano no Top-40 como ficará entre os 30 melhores tenistas do ranking da ATP, em 28º, graças à vitória na Basileia, após começar o ano na 145º posição.
Os títulos de João Fonseca no tênis profissional
- Challenger 75 de Lexington (EUA), em 2024; - Challenger 125 de Camberra (AUS), em 2025; - ATP 250 de Buenos Aires (ARG), em 2025; - Challenger 175 de Phoenix (EUA), em 2025.
Como foi a vitória no ATP 500 da Basileia
Em uma atuação de alto nível, o carioca de 19 anos dificultou a vida do adversário, especialmente com saques potentes. Além disso, fez boas devoluções, com variações de pancadas e outras jogadas mais técnicas.
Desta maneira, João Fonseca quebrou o saque do adversário já no segundo game. Fokina devolveu a quebra, mas o brasileiro logo na sequência recuperou a vantagem de dois games e levou o primeiro set por 6 a 3.
O segundo set começou do mesmo jeito, com João Fonseca quebrando o serviço do espanhol novamente. Por muito pouco, ele não conseguiu repetir no quinto game, mas Fokina salvou break points e confirmou o serviço. Mas não foi preciso, ao confirmar seus serviços e fechar o segundo game por 6-4.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.