Liga Forte União e da Libra têm mudança no número de clubes integrantesReprodução / X @LigaForteBr

O Atlético-MG oficializou nesta terça-feira (28) que deixará a Libra e voltará a integrar a Liga Forte União (LFU). O clube afirmou que a decisão tem como objetivo contribuir para a criação de uma liga nacional mais equilibrada e sustentável, mas fez uma crítica indireta ao Flamengo, que conseguiu na Justiça o bloqueio de parte da parcela que os clubes da Libra tinham a receber no fim de setembro.
"O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes", diz a nota.
Apesar do anúncio, a mudança do Atlético-MG não é imediata. O clube ressaltou que continuará cumprindo o contrato atual dos direitos de transmissão de TV da Libra, válido até o fim de 2029.
Até lá, a Sports Media Entertainment será responsável por adquirir uma parcela desses direitos de transmissão.
"Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas. O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.

Liga Forte União ganha reforço de peso

Criada em 2022, a LFU reúne atualmente 33 clubes brasileiros — sendo 11 da Série A, incluindo Botafogo, Fluminense e Vasco.
a Libra passa a ter nove clubes da primeira divisão, mas o Flamengo já admite a possibilidade de deixar a liga a partir de 2029.
A briga na Libre começou por causa da divisão dos critérios para  a distribuição  dos ganhos com a audiência de TV fechada e aberta, além do pay-per-view, acordados nos contratos de TV com a Globo. O Rubro-Negro entende que ficou no prejuízo de quase R$ 100 milhões por ano, além de defender que essa definição deveria ter unanimidade dos clubes, o que não aconteceu.
Ao entrar na Justiça para bloquear o valor referente a essa parte da divisão, o Flamengo criou uma crise na liga, com ataques sofridos e acusações feitas por outros clubes.

Clubes da LFU

Atlético, Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco, Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta, Tombense.

Clubes da Libra

Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Vitória, Paysandu, Remo, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa.