A CBF mandou produzir um troféu da Supercopa do Brasil de 1990Divulgação / CBF

O Grêmio finalmente receberá a taça da Supercopa do Brasil de 1990. A cerimônia acontece na quarta-feira (28), na Arena, com 35 anos de atraso.
Campeão da primeira Supercopa do Brasil da história, o clube gaúcho nunca recebeu a premiação pela conquista. As explicações até hoje são controversas, mas uma delas seria o conflito entre as TVs detentoras dos direitos de transmissão.
Isso porque a extinta TV Manchete tinha o direito de transmissão da Supercopa. Só que os dois jogos do torneio não tinham datas disponíveis e a CBD (antes de ser CBF) aproveitou os dois confrontos entre Grêmio e Vasco pela fase de grupos de Libertadores.
O Cruz-maltino jogou como campeão brasileiro enquanto o Grêmio, da Copa do Brasil. Na ida, no rio Grande do Sul, os gaúchos venceram por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci, diante de mais de 34 mil torcedores. O jogo de volta, em São Januário, terminou empatado sem gols sob forte chuva no Rio de Janeiro. E na comemoração, os jogadores não tiveram taça para dar a volta olímpica.

Troféu recriado

A CBF recriou o troféu com base no modelo entregue ao Corinthians, campeão da edição seguinte, em 1991. O gesto segue a linha adotada pela entidade em outras reparações históricas, como a entrega, em agosto, das medalhas de campeão brasileiro de 1985 aos jogadores do Coritiba.