João Fonseca terminou a primeira temporada completa da carreira no top 30 da ATPFabrice Coffrini / AFP

Rio - João Fonseca estreou com o pé direito no primeiro ano como profissional. O tenista brasileiro, de 19 anos, terminou a sua primeira temporada na 24ª colocação do ranking da ATP e com grande chance de ser um dos cabeças de chave do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do calendário de 2026.
Apesar de ter perdido a final do Masters no domingo para seu grande rival Jannik Sinner, o tenista espanhol Carlos Alcaraz terminou a temporada de 2025 como número um do mundo no ranking da ATP. Esta é a segunda vez na carreira que o espanhol de 22 anos termina a temporada no topo, depois de 2022.
Embora tenha derrotado Alcaraz na final do Masters, Sinner permanece 550 pontos atrás do espanhol. Ele foi prejudicado pela suspensão de três meses que teve de cumprir no início do ano após testar positivo duas vezes no antidoping.
A diferença entre a dupla que domina o circuito masculino é enorme em comparação aos demais jogadores. A distância entre Sinner e o terceiro colocado, o alemão Alexander Zverev, é maior do que aquela entre Zverev e o número 1000 do mundo.
Apesar de ter 38 anos, o astro sérvio Novak Djokovic permanece entre os melhores e termina o ano em quarto lugar no ranking. Entre os tenistas latino-americanos, Cerúndolo está logo abaixo do Top 20 (21º lugar), seguido de perto pelo brasileiro João Fonseca (24º lugar).