Mbappé marcou de pênalti e garantiu o empate do Real Madrid com o GironaDivulgação/La Liga

Rio - O Real Madrid viveu uma tarde frustrante em Montilivi. Mesmo com um grande segundo tempo de Vinicius Júnior, o time merengue não passou de um empate por 1 a 1 com o Girona, resultado que custou a liderança do Campeonato Espanhol e expôs mais uma atuação irregular da equipe de Xabi Alonso.
Com o terceiro empate consecutivo, o Real Madrid estacionou nos 33 pontos e viu o Barcelona assumir a ponta com 34 após emendar quatro vitórias seguidas. O Villarreal aparece logo atrás com 32, enquanto o Girona permanece em situação difícil, somando apenas 12 pontos dentro da zona de rebaixamento.
A presença de Vini Jr entre os titulares, apesar dos rumores de desgaste com o treinador, não bastou para dar estabilidade ao Real Madrid. A equipe produziu muito pouco na etapa inicial, se limitando a uma cabeçada perigosa do também brasileiro Éder Militão, e mostrou novamente enormes dificuldades de criação.
Do outro lado, o Girona apresentou personalidade e dominou o primeiro tempo. Bem organizado, marcou forte, saiu jogando com qualidade e assustou duas vezes de fora da área. A recompensa veio aos 44 minutos: Ounahi acertou um chute espetacular para abrir o placar. Um minuto antes, o Real já havia visto um gol anulado de Mbappé por toque de mão.
A equipe da casa voltou do intervalo mantendo o ritmo e quase ampliou em saída envolvente desde a defesa. Vanat apareceu livre diante de Courtois, que salvou o Real Madrid com uma grande defesa e impediu que a partida escapasse de vez.
O lance acordou o time merengue — e principalmente Vinicius. O brasileiro teve um gol anulado logo na sequência e, minutos depois, driblou Rincón dentro da área, sendo derrubado. Pênalti convertido por Mbappé para empatar o duelo e recolocar o Real no jogo.
Xabi Alonso lançou Rodrygo nos minutos finais e o Real Madrid cresceu, mas parou na forte marcação do Girona e na ansiedade por virar o placar. Vinicius seguiu sendo o mais perigoso, porém sem sucesso. Endrick, por sua vez, novamente não foi utilizado.
O Real volta a campo na quarta-feira (3), às 15h (de Brasília), para desafiar o Athletic Bilbao, pelo Espanhol. Já o Girona terá um compromisso na Copa do Rei. No mesmo dia, às 17h, enfrentará o Ourense, fora de seus domínios.