Com amplo domínio dentro de campo, o Botafogo conseguiu um importante resultado diante do César Vallejo, nesta quinta-feira. O Glorioso goleou o time de Loco Abreu por 4 a 0 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela segunda rodada do Grupo A da Sul-Americana. Victor Sá, Tiquinho Soares, Eduardo e Tchê Tchê marcaram os gols da vitória alvinegra.
Com o resultado, a equipe de Luís Castro chegou aos quatro pontos e aparece na vice-liderança do grupo. Já o César Vallejo segue sem pontuar e permanece na lanterna.
Agora, o Botafogo vira a chave para o Brasileirão. O Glorioso volta a campo na próxima segunda-feira, às 20h, para enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova. A partida é válida pela segunda rodada do campeonato.
O JOGO
A primeira metade da etapa inicial teve um padrão: o Botafogo trocava pacientemente passes no campo de ataque com o objetivo de criar espaços na recuada defesa do César Vallejo. Nesse cenário, o Alvinegro conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. Lucas Fernandes tocou para Danilo Barbosa, que avançou pelo lado direito, invadiu a área e cruzou rasteiro para Victor Sá. O camisa 7 pegou de primeira e acertou o ângulo da meta defendida por Carlos Grados.
A partir dos 25 minutos, o César Vallejo até começou a se soltar um pouco mais e chegar ao campo do Botafogo, mas não conseguiu trazer perigo. O Glorioso, por sua vez, se matinha melhor na partida e aproveitou os buracos deixados pelo time peruano para ampliar a vantagem.
Aos 45 minutos, Tiquinho Soares acionou Victor Sá pelo lado esquerdo. Com o campo aberto, o atacante correu em direção a área e foi derrubado por Villacorta. O árbitro assinalou o pênalti, e o lateral-direito do César Vallejo acabou expulso pelo segundo amarelo. Tiquinho Soares foi para a cobrança, bateu forte no canto e balançou as redes do Estádio Nilton Santos.
Na volta do intervalo para o segundo tempo, o jogo não mudou. O Botafogo seguiu dominante e chegou ao terceiro gol logo aos 11 minutos da etapa complementar. Victor Sá partiu em velocidade do lado esquerdo para o meio e sofreu falta na entrada da área. Na batida, Eduardo acertou o ângulo e fez a galera explodir.
Pouco depois, o Botafogo selou a vitória e transformou o atropelo em goleada. Após cruzamento de Luís Henrique na área, Tchê Tchê ficou com a sobra, finalizou forte, e a bola explodiu na mão de Garcés. O pênalti, então, foi assinalado. Além disso, como o zagueiro já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. Tchê Tchê foi para a cobança, deslocou o goleiro Grados e marcou.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x César Vallejo
Data e Hora: 20/04/2023, às 21h Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ) Árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG)
Cartões amarelos: Rafael (BOT) / Facundo Rodríguez e Ysique (UCV) Cartões vermelhos: Villacorta e Garcés (UCV) Gols: Victor Sá (1-0) (14'/1ºT) / Tiquinho Soares (2-0)(48'/1ºT) / Eduardo (3-0) (11'/2ºT) / Tchê Tchê (4-0)(29'/2ºT)
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro) Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Rafael; Danilo Barbosa (Tchê Tchê, 26'/2ºT), Lucas Fernandes e Eduardo (Raí, 30'/2ºT); Victor Sá (Luis Henrique, 11'/2ºT), Júnior Santos (Gustavo Sauer, 11'/2ºT) e Tiquinho Soares (Janderson, 26'/2ºT).
CÉSAR VALLEJO (Técnico: Loco Abreu) Grados; Villacorta, Garcés, Ascues e Vásquez; Ysique e Fuentes (Rodríguez); Carlos Cabello, Stefano Olaya (Quiñones, 30'/2ºT) e Facundo Rodríguez; Yorleys Mena (Ramírez, 20'/2ºT).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.