Foram quatro meses de reforma e sem sua casa para jogar, mas a espera valeu a pena. Desde que estreou o novo campo sintético do Nilton Santos, o Botafogo se transformou em pesadelo para os adversários e colhe frutos da mudança, com um aproveitamento de 90,4% nas sete partidas que disputou no estádio em 2023.
No Brasileirão, o Glorioso tem 100% e somou todos os 12 pontos, além de ter sofrido apenas um gol em quatro jogos. Um desempenho bastante diferente da temporada passada, quando foi um dos piores mandantes do Brasileirão, ficando na "zona de rebaixamento" em 18º lugar, com apenas 22 pontos somados em 19 rodadas (39%).
E o Botafogo encarou adversários complicados em casa neste início de campeonato. Primeiro venceu o São Paulo por 2 a 1, na estreia do gramado. Esse, por sinal, foi o único gol sofrido, não apenas no Brasileirão, mas nas outras competições no estádio. Depois, superou Atlético-MG, Corinthians e o Fluminense.
O único tropeço foi na Copa Sul-Americana, quando ficou no 0 a 0 com a LDU, o que o deixou em segundo lugar no Grupo A. Pelo mesmo torneio, goleou o César Vallejo, de Loco Abreu. E na Copa do Brasil, superou o Ypiranga-RS, além de ter no Nilton Santos um grande trunfo para se recuperar do 3 a 2 para o Athletico-PR e conseguir a classificação para as quartas de final.
Mas antes, o Botafogo vai a Lima, no Peru, enfrentar o César Vallejo, na quinta-feira (25), e encara o América-MG no Brasileirão para ampliar o retrospecto positivo em casa.
Relembre os jogos do Botafogo no Nilton Santos em 2023:
2x1 São Paulo - Brasileirão 4x0 César Vallejo - Sul-Americana 2x0 Ypiranga-RS - Copa do Brasil 0x0 LDU - Sul-Americana 2x0 Atlético-MG - Brasileirão 3x0 Corinthians - Brasileirão 1x0 Fluminense - Brasileirão
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.