Postagem de torcida organizada do Botafogo gerou polêmica nas redes sociaisVitor Silva/Botafogo

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu arquivar uma notícia de infração contra o Botafogo nesta segunda-feira (11). A denúncia foi feita pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ao acusar a torcida organizada Loucos pelo Botafogo de adaptar um slogan nazista em uma publicação nas redes sociais.
De acordo com informações do próprio STJD, a Procuradoria considerou em sua decisão que "não há previsão legal para estender a responsabilidade" ao Botafogo por "condutas praticadas pelos seus torcedores em ambiente virtual”.
A ABI protocolou a notícia de infração após a organizada postar no próprio perfil no "X", antigo Twitter, a frase “Antes morto que vermelho”, no dia 1 de setembro, véspera do clássico com o Flamengo.
A associação entendeu que a frase é uma adaptação de um "slogan anticomunista utilizado pelos nazistas" ("Melhor morto que vermelho", traduzido do alemão para o português). O pedido ainda ressaltou quer "a postagem obteve mais de 6 mil visualizações com 1.751 curtidas e foi repostada 224 vezes, significando ser impossível mensurar o número total de pessoas que foram atingidas pela postagem, agravando-se ainda mais, a manifestação discriminatória presente na mesma”.
A ABI ainda pode fazer um pedido de reconsideração, que será avaliado pelo Procurador-Geral do STJD, Ronaldo Piacente.