Jogadores do time sub-15 do Botafogo na Bienal do livro 2023Foto: Divulgação/Botafogo
Jogadores da base do Botafogo vão à Bienal do livro 2023: 'Dia muito especial'
A iniciativa de levá-los até lá faz parte do plano de desenvolvimento integral dos atletas da base do Glorioso
Rio - Na última semana, a comissão técnica e todos os jogadores da categoria sub-15 do Botafogo foram à Bienal do livro 2023, que aconteceu no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A iniciativa de levá-los ao principal evento de entretenimento e literatura do país foi parte do plano de desenvolvimento integral dos atletas da base do Glorioso.
"É um evento muito importante aqui no Rio de Janeiro. No nosso entendimento, agregar conhecimento é sempre muito importante. A Bienal é somente o primeiro passo de muitos eventos que desejamos que os nossos atletas participem. Não só para adquirirem cultura de diversos países, mas para que eles tenham o entendimento do quanto a educação é importante. Além disso, espero que possamos deixar um legado para eles através da promoção de atividades como estas, colaborando para que eles possam ser bons atletas dentro e fora dos campos", disse Maristela Eleutério, Coordenadora de Assistência Social do Botafogo, ao site oficial do clube.
De acordo com o Alvinegro, durante a tarde, eles obtiveram explicações sobre a literatura brasileira e mundial e também receberam presentes, como almanaques e histórias em quadrinhos. Lá, os jogadores também participaram da palestra "Mulheres e Humor", com a atriz Ingrid Guimarães, a comediante Marisa Orth e a influenciadora Pequena Lô.
"Estar proporcionando a oportunidade de participar da Bienal é um propósito do Botafogo. É um propósito, para nós, conseguir trazer toda a nossa categoria sub-15 na Bienal do Livro, marcando terreno em relação à formação integral do atleta. Nossa preocupação sempre é desenvolver da melhor forma possível os jogadores dentro de campo, na parte psicológica, na parte tática e técnica. Mas, hoje, é uma alegria muito grande trazê-los aqui, desenvolvê-los como seres humanos e mostrar para eles a realidade da vida. A quantidade de pessoas de diversas partes do país que tem aqui e o que a Bienal do Livro proporciona são fundamentais para que o desenvolvimento integral do atleta seja feito", afirmou Tiano Gomes, gerente de futebol da base do Botafogo.
Arthur Novaes, camisa 8 do Botafogo, e Pedro Paulo, que é capitão do time, também falaram ao site oficial do Alvinegro e comemoraram a oportunidade de ir ao evento. Confira abaixo:
Arthur Novaes: "Minha primeira vez aqui na Bienal. Acho muito interessante e muito importante o modo como o Botafogo vem se preocupando e priorizando, além do lado do jogador de futebol, o lado do ser humano. Nós estarmos aqui simboliza, com certeza, o fato do clube se preocupar muito com a nossa formação como ser humano. Também é muito interessante essa experiência, culturalmente. Agradeço muito o Botafogo e com certeza eu vou guardar para sempre como um dia muito especial".
Pedro Paulo: "Fico feliz de estar aqui e conhecer novos livros e cultura de outros países, não só do Brasil. Também tive contato com outros livros que eu nunca vi na minha vida, como Dom Quixote, que eu aprendi agora e acabei de ler. E é bom saber também que o Botafogo está me desenvolvendo não só como atleta, mas como ser humano também".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.