Troféu do Campeonato BrasileiroLucas Figueiredo/CBF

Rio - Após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, o Botafogo escancarou insatisfação com a equipe de arbitragem que trabalhou na Arena MRV. André Mazzuco, diretor, Bruno Lage, técnico, e Diego Costa, atacante, cobraram explicações sobre o gol anulado aos 43 da segunda etapa. Em nota divulgada, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol repudiou as falas dos alvinegros e concordou com a marcação de campo.
O gol anulado foi de Diego Costa. Em posição irregular no começo da jogada, o atacante não participa do lance, mas fica com a sobra da zaga do Galo, que rebateu mal para o meio da área. Mesmo assim, o impedimento foi assinalado por interferência - após o jogo, o atacante chegou a dizer que o trio em campo "meteu a mão" na interpretação do ataque.
Já Bruno Lage colocou em suspeita a disputa pelo título, alegando que as decisões da arbitragem seriam para dar emoção ao Campeonato Brasileiro até o fim. O Botafogo reclama da arbitragem das duas derrotas, para Flamengo e Atlético-MG, que reduziram a vantagem para o vice-líder Palmeiras para sete pontos.
Neste domingo (17), a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) amanheceu com uma faixa de protesto com os dizeres: "Respeite o Botafogo". A associação de árbitros classificou como "abominável" os protestos feitos pelo Glorioso e disse que há dificuldade no enfrentamento da derrota.

Confira a nota completa:

"É impressionante como é difícil pra algumas pessoas o enfrentamento da derrota, ainda que esse resultado esteja pautado nas regras do contexto em questão com transparência e retidão.

No jogo de ontem (16/09/23) entre Atlético Mineiro x Botafogo, um gol do Botafogo foi anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires. Porém, mais uma vez a honestidade e dignidade do árbitro é questionada. A arbitragem foi acusada pelo jogador Diego Costa de ter " metido a mão" na interpretação quanto a decisão... O que ele quis dizer?

Outro posicionamento também lamentável foi o do técnico Lage: 'Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim'. Continua: 'Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes'.

É abominável que a arbitragem seja frequentemente colocada como vilã e vítima de acusações, as vezes de forma tênue e outras vezes claramente, como desonesta. 
O lance foi de impedimento claro. O árbitro de campo e os árbitros do VAR, estão fazendo o trabalho deles guiados pela regra. É inadmissível que esse tipo de imputação pública colocando a dignidade e a ética de um trabalhador continue impune", disse o comunicado.