Rio - Na reta final de preparação para a estreia no Novo Basquete Brasil (NBB), o Botafogo ainda vai ajustando seu elenco para a retomada do projeto com o time adulto. Longe da elite nacional da modalidade desde 2020, o Glorioso, sob nova direção, adota postura cautelosa com uma gestão responsável que garanta atividade do clube a longo prazo.
Diferente do time campeão sul-americano de 2019, a nova versão do Botafogo Basquete não conta com rostos muito conhecidos pela torcida alvinegra. Misturando juventude com peças mais experientes, o Glorioso quer beliscar uma das 16 vagas nos playoffs para espantar dúvidas. Coordenador da modalidade, Cláudio Maciel comentou sobre a retomada.
"Focamos primeiramente em montar um elenco dentro da nossa realidade financeira, para que tenhamos um decorrer de temporada tranquilo, mas sem esquecer da ambição que a camisa do Botafogo traz por si só. Acreditamos que essa mescla de juventude com experiência, nos permitirá alcançar o nosso objetivo de retorno, que é classificar aos playoffs da competição", disse.
Das contratações do Botafogo para o próximo NBB, três aumentam o nível da equipe: Isaac Thornton, ala norte-americano, João Vitor França, pivô, e Jamaal Smith, armador norte-americano que é ídolo da torcida e chega para sua segunda passagem - na primeira, entre 2017 e 2020, conquistou a Liga Ouro (acesso), foi semifinalista de NBB e levantou o troféu da Liga Sul-Americana.
Até o momento, foram nove contratações para o NBB 2023/2024: Jamaal, Matheusinho, Patrick Carioca e Ramiro (armadores); Isaac Thornton (ala); Guizão, Emanuel, Gigante e João Vitor (pivôs). O restante do elenco é formado por atletas que disputaram a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição da categoria sub-22. Mas o Glorioso ainda quer fechar a lista para ter um quinteto titular ainda mais forte.
"Ainda estamos buscando mais uma peça de muita qualidade pra agregar ainda mais ao elenco, peça essa que estamos observando e analisando no exterior. Temos uma base que se reforçou nas últimas semanas de treinamentos, e vamos para a estreia", concluiu Cláudio Maciel.
O Botafogo será comandado pelo experiente técnico Miguel Palmier, de 62 anos, que já trabalhava no clube com a equipe sub-23. Seu auxiliar técnico direto será Rodrigo Kanbach, nome de referência na formação de jovens atletas e com bagagem de treinador no exterior. A estreia do Alvinegro no NBB será neste sábado (21), às 16h (de Brasília), contra o Minas, na sede de General Severiano.
Confira o elenco do Botafogo Basquete:
Armadores Jamaal Thaddius Smith Patrick Luis De Ana Vieira (Patrick Carioca) Matheus da Silva Brito (Matheusinho) Ramiro Sebastiano Santiago
Alas Fellipe da Silva Nunes Paulino Luan Rodrigues de Oliveira Lucas Fioravanti Zibecchi Lucas Rodrigues de Andrade Yago Augusto Eugênio de Almeida Matheus Jordan Santos dos Santos Isaac Donnell Thornton
Pivôs Guilherme Henriques Estevão (Guizão) Emanuel Marcílio Matias Roberto Sciamarela Gabriel Jonathan (Gigante) João Vitor França
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.