Botafogo enfrentou o Fortaleza em jogo atrasado do BrasileirãoVitor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo perdeu a chance de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro ao empatar em 2 a 2 com o Fortaleza, na noite desta quinta-feira (23), no Castelão, em jogo atrasado da 29ª rodada. O Glorioso saiu atrás no placar e buscou o empate, mas agora não depende mais apenas de si para ficar com o título. Yago Pikachu e Guilherme fizeram para os donos da casa, enquanto Brítez, contra, e Danilo Barbosa marcaram os gols do time carioca.
Com o empate, o Botafogo permanece na vice-liderança do Brasileirão, com 61 pontos, mas pode cair para terceiro em caso de vitória do Bragantino sobre o Flamengo. O time de Tiago Nunes volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Santos, no Estádio Nilton Santos.
O JOGO
As duas equipes protagonizaram um primeiro tempo bastante agitado no Castelão. O Fortaleza, por jogar em casa, foi quem tentou tomar as rédeas da partida no início e não demorou para abrir o placar. Logo aos 7 minutos, Calebe apareceu com liberdade pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Pikachu, que aproveitou a falha de marcação do Botafogo e do goleiro Lucas Perri, que não conseguiu fechar o canto, e só completou para o gol no segundo pau.
Pelo lado do time carioca, além da desorganização defensiva, o que se viu foram homens de frente com pouquíssima inspiração, mas que acabaram premiados com o gol de empate. Aos 19 minutos, Victor Sá cruzou para Tiquinho, que tocou para o meio da área e não encontrou nenhum jogador do Glorioso. Porém, o zagueiro Brítez, do Fortaleza, com a jogada completamente dominada, deu um peixinho e acabou marcando um gol contra bizarro para deixar tudo igual.
Após o empate, o Botafogo melhorou um pouco na partida e esteve perto de virar. O Glorioso teria marcado o segundo com Adryelson, de cabeça, não fosse o travessão do goleiro João Ricardo. No fim, o Fortaleza, que foi melhor ao longo do primeiro tempo, aproveitou mais uma falha defensiva do Botafogo e marcou com Guilherme, que recebeu livre na pequena área após mais uma boa jogada de Calebe. Com isso, o Leão do Pici foi para o vestiário em vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo conseguiu ter mais a bola, mas ainda fazia uma partida extremamente burocrática. O Glorioso pouco ameaçava o Fortaleza e passou os 30 minutos iniciais da etapa final sem conseguir dar um chute a gol. No entanto, conseguiu chegar ao empate após Eduardo cobrar escanteio para Danilo Barbosa, que subiu no meio dos zagueiros do time cearense para tocar de cabeça e balançar as redes.
Mesmo precisando da vitória, o Botafogo continuou com dificuldades para criar após o empate, enquanto o Fortaleza também não teve tempo para esboçar uma reação. Sendo assim, a partida não teve grandes emoções nos minutos finais e o 2 a 2 permaneceu no placar.
FORTALEZA 2 X 2 BOTAFOGO
Local: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Thiaggo Americano Labes
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Escobar); José Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha), Yago Pikachu e Calebe (Pochettino); Guilherme (Marinho) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Placido (Gabriel Pires), Adryelson (Danilo Barbosa), Víctor Cuesta e Marçal (Hugo), Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luis Henrique), Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Tiago Nunes.
Gols: FOR: Yago Pikachu (7'/1ºT) e Guilherme (40'/1ºT); BOT: Brítez (contra) (19'/1ºT) e Danilo Barbosa (35/2ºT)
Cartões amarelos: FOR: Bruno Pacheco e Titi; BOT: Júnior Santos, Diego Costa e Hugo