Savarino em ação durante jogo do BotafogoVítor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo não contará com Savarino para a partida de estreia na Libertadores 2025, contra a Universidad de Chile. Ele passará por exames para detectar uma possível lesão que não foi especificada pelo Alvinegro e sequer viajou para Santiago. O venezuelano foi um dos protagonistas do time em 2024, mas Renato Paiva já teve um teste sem o meia-atacante.
O camisa 10 desfalcou o Glorioso na vitória por 3 a 1 sobre o Novorizontino, no dia 22 de março, em jogo-teste que aconteceu no Estádio Nilton Santos. Naquela ocasião, Savarino estava a serviço da seleção venezuelana.
Paiva montou o meio-campo com três volantes: Gregore; Marlon Freitas; e Patrick de Paula. Na frente, o ataque contou com Artur, Santiago Rodríguez e Igor Jesus.
Já no empate sem gols com o Palmeiras, no último domingo (30), o treinador contou com Savarino, que foi titular. O português manteve a estrutura com os mesmos três volantes e colocou o camisa 10, que atuou mais aberto, na vaga do uruguaio Santiago Rodríguez.
No segundo tempo, Savarino foi substituído para dar lugar a Matheus Martins. O uruguaio entrou campo posteriormente, na vaga de Artur.

Opções que correm por fora

Além de Matheus Martins e Santiago Rodríguez, Renato Paiva tem outras possibilidades. Jeffinho é um jogador de lado e viajou com o grupo. No entanto, sofreu com problemas físicos em 2024 e neste início de temporada. Ele não foi utilizado no amistoso, nem na partida contra o Palmeiras.
O recém-chegado Elias Manoel também está entre os relacionados. O atacante pode atuar tanto pelo lado quanto como centroavante.
"Joguei nas categorias base inteira de ponta. Há dois anos mudei para centroavante. É claro, centroavante fica mais próximo do gol, mas ponta é exigido um pouco mais. Estou me sentindo muito bem para as duas posições. Nos treinos, eu tenho feito bastante de ponta e há momentos em que vou para centroavante. Eu me sinto preparado. Não tem uma posição específica que goste de jogar. Onde o professor precisar, estou pronto para jogar", contou Elias.
Outro centroavante que faz mais de uma função é Rwan Cruz. O atacante ficou de fora do jogo contra o Palmeiras, mas voltou à lista de relacionados. A tendência é que, assim como Jeffinho e Elias Manoel, ele seja opção no banco de reservas.
"(A posição) Vai depender do treinador, de quem me bota para jogar. Me conheço muito bem, me sinto muito adaptado para jogar em diferentes posições", disse Rwan Cruz, ainda no aeroporto, antes de ser anunciado.

Agenda

O Botafogo enfrentará a Univerisdad de Chile na quarta-feira (2), a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo A da Libertadores.