Patrick de Paula perdeu espaço no Botafogo e foi emprestado ao Estoril, de PortugalVitor Silva / Botafogo

Rio - Primeiro grande reforço da era SAF no Botafogo, Patrick de Paula pode encerrar a passagem sem brilho e pela porta dos fundos. Contratado em 2022, o jogador sofreu com lesões, perdeu espaço e não conseguiu atingir a expectativa. Fora dos planos de Davide Ancelotti, foi emprestado ao Estoril, de Portugal, até junho de 2026 — quando encerra o vínculo com o Glorioso.
Patrick de Paula foi contratado em março de 2022. Na época, o Botafogo pagou 6 milhões de euros (R$ 33 milhões), por 50% dos direitos, junto ao Palmeiras. O volante se tornou a maior contratação da história do Alvinegro — posto que hoje pertence a Danilo, que custou 22 milhões de euros (R$ 143 milhões) junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra.
Em 2023, Patrick sofreu grave lesão que o afastou dos gramados por um ano. Ele retornou em março de 2024, mas com uma forte concorrência na posição e não conseguiu reconquistar o seu espaço. Em agosto, foi emprestado ao Criciúma e retornou ao Botafogo em 2025, onde foi utilizado por Renato Paiva. Mas voltou a perder espaço após a chegada de Davide Ancelotti.
O empréstimo para o Estoril pode não ser o fim da passagem de Patrick de Paula. O contrato prevê uma cláusula de prioridade de renovação por mais um ano com o Botafogo, de acordo com o "ge". Porém, isso dependerá do desempenho do volante, que terá que convencer os dirigentes alvinegros a mantê-lo. A medida, contudo, não é obrigatória.