Danilo. Fortaleza x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estadio Castelao. 09 de Agosto de 2025, Fortaleza, CE, Brasil. Vítor Silva/Botafogo

Rio- Na madrugada deste domingo, a CBF divulgou o vídeo com os áudios da conversa entre o árbitro Anderson Daronco e o auxiliar do VAR, Thiago Duarte Peixoto, sobre a expulsão do zagueiro Gustavo Mancha, do Fortaleza, pelo carrinho em Danilo, do Botafogo, aos cinco minutos da goleada de 5 a 0 entre as duas equipes, no Castelão.
Darcono expulsou o defensor e logo foi convocado para avaliar novamente o lance no VAR. Nos áudios, uma voz, provavelmente do quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn, chama atenção para a gravidade da falta antes do cartão vermelho ser mostrado pelo comandante da partida.
"Daronco, é sola na altura da canela!", afirmou. Logo após a expulsão, o árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto tentou convencer Daronco a anular o cartão vermelho. Após a conversa, o chefe da arbitragem confirmou o cartão vermelho e expulsou o zagueiro do Fortaleza.
Veja os diálogos abaixo:
Thiago Duarte Peixoto (VAR): “O contato para mim não é tão pleno assim, e para você?”

Avar 1 ou Avar 2: “Concordo.”

VAR: “Olha só, ele atinge a bola e a perna dele rola por cima e o contato não é tão pleno assim, para mim. Eu vou sugerir uma revisão, o que você acha?”

Avar 1 ou Avar 2: “Eu concordo.”

VAR: “Daronco, me ouve, por favor. Olha só, o contato não é pleno como foi relatado, tá? Eu vou sugerir uma revisão para você para possível não cartão vermelho. Olha só o que aconteceu… (….) Ele atinge a bola e posteriormente pega de raspão a canela, tá? O contato não é tão pleno assim. É um contato que atinge de leve, ok? Ele atinge a bola e posteriormente atinge a canela. Nós não achamos o contato tão pleno assim, ok? É uma consequência.”

Daronco [já no monitor]: “Tudo bem, ele atinge a bola. Mas isso não anistia a entrada. Eu só quero que tu me pare exatamente no momento de contato.”

VAR: “Está vendo? Esse daqui é a ponta do pé que a gente achou aqui, tá bom? Que é de raspão, tá bom? Raspão, ok?”

Daronco: “Ok, me dá novamente em ângulo normal. Exato, é com a ponta do pé. Eu quero ver agora a posição da perna dele, do jogador que atinge.”

VAR: “Ponta do pé e depois solta, ok?”

Daronco: “Thiago, eu vou manter a minha decisão, porque para mim ele atinge a perna do jogador defensor que está estendida. Ele atinge com a ponta do pé, mas é sim para mim um contato que é firme. Para mim isso é um jogo brusco grave, ele coloca em risco a integridade do adversário, independente dele ter tocado na bola antes. Para mim, eu fico com o cartão vermelho.”