Botafogo está pressionado para classificar para a Libertadores de 2026Vitor Silva/Botafogo

Rio - Eliminado na Libertadores e Copa do Brasil, o Botafogo disputará apenas o Brasileirão até o fim do ano. Porém, o Alvinegro ainda tem mais uma missão para completar antes de mudar o foco para 2026: ficar entre os seis melhores do campeonato e se classificar para a competição continental.
O motivo é simples: o Botafogo precisa classificar para Libertadores para poder disputar a Copa do Brasil em 2026, já que não garantiu a vaga através do Carioca. Porém, o Alvinegro viu as chances diminuírem de 70,1% para 55,7% após a derrota para o Fluminense, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
O estadual distribui seis vagas para a Copa do Brasil: os quatro semifinalistas, o campeão da Taça Rio e uma para um dos finalistas da Copa Rio — o campeão escolhe se disputa a Série D ou Copa do Brasil. O Botafogo ficou em nono lugar e, por isso, sequer disputou a Taça Rio.
Até o momento, o futebol carioca já tem seis representantes classificados para a Copa do Brasil de 2026: Flamengo, Fluminense, Vasco e Volta Redonda, que foram semifinalistas do Carioca; Sampaio Corrêa, campeão da Taça Rio; e America, vice-campeão da Copa Rio.
Pressionado, o Botafogo ocupa o quinto lugar com 40 pontos. O Alvinegro volta a campo na quarta-feira (1), às 21h30 (de Brasília), contra o Bahia, no Nilton Santos, pela 26ª rodada do Brasileirão.