Campeão da Libertadores de 2024, Botafogo tem três finalistas em prêmio de Rei da AméricaAFP

Rio - Em homenagem ao título inédito da Libertadores da América, o prefeito Eduardo Paes decretou a criação do 'Dia do Botafogo Continental', comemorado em 30 de novembro. Em decisão nesta segunda-feira (29), a data simbólica é uma lembrança da épica conquista sobre o Atlético-MG, com um a menos, em Buenos Aires, no ano passado.
O projeto de lei é do vereador Leonel de Esquerda (PT) e já estava aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com a sanção do decreto pelo prefeito, a data foi incluída oficialmente no calendário oficial do município.
Essa não é a primeira data no calendário oficial do Rio de Janeiro. O dia 16 de maio, 'Dia do Botafogo', e o dia 9 de agosto, 'Dia do Torcedor Botafoguense' também constam lá. Os dias foram escolhidos por serem o aniversário de Nilton Santos e de Mario Jorge Lobo Zagallo, respectivamente. Ambos são ídolos do Glorioso.
Além disso, o clube celebra outras datas especiais: 1 de julho de 1894, fundação do Club de Regatas Botafogo; 12 de agosto de 1904, fundação do Botafogo Football Club e 8 de dezembro fusão da regata com o futebol, gerando o Botafogo de Futebol e Regatas, em 1942.