Wendel em treino do ZenitDivulgação / Zenit

Rio - O volante Wendel, de 28 anos, esteve bem perto de ser reforço do Botafogo na temporada. O clube carioca já tinha um acerto alinhado com o jogador e com o Zenit, clube que o brasileiro defende. Porém, a transferência foi cancelada por problemas geopolíticos envolvendo os Estados Unidos, país da Eagle Group, e a Rússia, nação do clube de Wendel. O volante, porém, achou o desfecho bem estranho.
"Eu tenho consciência de que é uma difícil negociação para qualquer clube brasileiro, pelos valores envolvidos. Foi uma longa negociação, o clube há muito tempo fazia contato com meu estafe e demonstrava quase uma obsessão em me contratar. Quando desistiram no último instante e deram essa justificativa, eu só posso mesmo acreditar, né? Não é possível que tenham mudado completamente de opinião em pouco tempo", disse em entrevista ao portal "GE".
O momento financeiro de John Textor e da holding também pesaram na escolha do Botafogo de cancelar a operação envolvendo Wendel. O Botafogo desembolsaria algo em torno de 20 milhões de euros (R$ 123 milhões na época) pelo volante.
Posteriormente, sem Wendel, o Alvinegro fez um investimento bastante robusto para o setor. O clube pagou algo em torno de 22 milhões de euros (algo em torno de R$ 142 milhões na cotação da época) por Danio.