Por ulisses.valentim

Rio - Cada vez mais o estádio que abrigava multidões e era um espaço democrático, está perdendo sua essência popular para se tornar um ambiente de poucos que tem a condição financeira favorável para pagar ingressos caros. Esse é o retrato do Maracanã após sua reforma para a Copa do Mundo que será realizada em gramados brasileiros nesse ano. Em um jogo que tradicionalmente teria casa cheia, os espaços vazios dominaram as arquibancadas do "Maior do Mundo". Apenas 15.419 pagantes estiveram presentes para assistir um dos clássicos mais tradicionais do futebol carioca.

>>>Confira imagens do clássico entre Flamengo e Fluminense

O principal motivo para o baixo público na partida foi o preço dos ingressos. A entrada mais para barata para o Fla-Flu tinha o valor de 100 reais, com a meia entrada sendo R$ 50,00. As diretorias dos clubes não entraram em acordo e o sócio do Fluminense não teve nenhum acordo nenhum tipo de vantagem na compra de bilhetes.

Clássico entre Flamengo e Fluminense teve arquibancadas vaziasMarco Antônio Cavalcanti / Agência O Dia

Já o sócio torcedor do Fla teve um desconto de 20 reais no ingresso mais barato com a possibilidade de meia entrada ser a 40 reais. Com isso, a presença de flamenguistas foi bem maior que a de tricolores no Maracanã.

A nova fórmula de disputa do Campeonato Carioca também poder ser um fator para o esvaziamento do clássico. Nos últimos anos, o torneio era disputado em dois turnos e os vencedores se enfrentavam em uma final com duas partidas (caso um clube ganhasse dos turnos ele era o Campeão carioca sem a necessidade de partida final).

Pequena torcida do Flamengo foi maioria no clássico deste sábadoMarco Antônio Cavalcanti / Agência O Dia

Em 2014, o Cariocão é realizado com a primeira fase em turno único, com os quatro primeiros colocados se enfrentando em semifinal e em seguida os vencedores dos confrontos lutando pelo título em uma final. Isso deixa os clássicos da primeira fase do torneio com importância reduzida, tanto que o primeiro clássico de 2014, entre Vasco e Botafogo, teve número inferior ao Fla-flu, com 13.083 pagantes.

Outro motivo que pode ter esvaziado ainda mais o clássico foi a mudança de data da partida. Como o Flamengo fará sua estreia pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira contra o León, em Guarnajuato, localizada 1.815 m acima do nível do marca, a diretoria pediu para o jogo ser realizado no sábado para facilitar a viagem do Fla ao México.

Você pode gostar