Por victor.abreu

Rio - O Vasco será o adversário do Botafogo na final do campeonato carioca. O Cruzmaltino venceu o Flamengo, por 1 a 0, com um gol de pênalti cobrado por Gilberto e vai lutar para quebrar o jejum de 12 anos sem títulos na competição. A marcação da penalidade foi muito contestada pelos rubro-negros. No lance, Serginho invadiu a área e foi derrubado por Wallace. Com o triunfo o time da Colina quebrou uma sequência de 11 jogos sem vencer o maior rival. O Gigante e o Glorioso voltam a decidir um Estadual, após 18 anos.

No meio de semana, o Flamengo pega o Salgueiro-PE, quarta-feira, 22h, fora de casa, pela 2ª fase da Copa do Brasil. Nesta competição, o Vasco pega o Cuiabá, dia 13 de maio, na Arena Pantanal. No sub-20, o empate por 1 a 1, deu a vaga na final do carioca da categoria para o Flamengo. Jorge marcou para o Rubro-Negro e Alan Cardoso para o Vasco. O clube da Gávea enfrentará o Botafogo na final.

Gilberto cobrou penalidade com perfeiçãoCarlos Moraes

O JOGO

A partida começou bastante equilibrada no Maracanã. A primeira chance foi do time da Colina. Luan ajeitou para Julio dos Santos e o paraguaio mandou, de cabeça, para fora. Luan teve outra chance de cabeça, mas desperdiçou. A resposta do Flamengo veio rapidamente com Everton. O meia recebeu de Alecsandro e, na marca do pênalti, manda para fora.

FOTOGALERIA: Com polêmica, Vasco vence e elimina o Flamengo

Depois da parada técnica, o Rubro-Negro tirou o "UUUH" da torcida por duas vezes. Na primeira, Luiz Antonio cobrou falta com perigo e a bola passou perto do gol, mas tocou na rede pelo lado de fora. Na segunda, Alecsandro se antecipou no cruzamento e Martín Silva fez uma bela defesa, no reflexo.

LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Carioca

Aos 30 minutos do 1º tempo, quatro cartões amarelos já haviam sido distribuidos. Três para o Vasco: Christiano, Guiñazú e Gilberto, e um para o Flamengo: Pará. Depois de um primeiro jogo violento, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá buscava parar o jogo, com faltas, para não deixar os ânimos se exaltarem.

Gilberto é abraçado por vascaínosBruno de Lima

Na volta do intervalo, Doriva e Vanderlei Luxemburgo mexeram nas equipes. Saíram Luiz Antonio e Marcinho e entraram Arthur Maia e Dagoberto. Aos sete minutos, o primeiro lance polêmico. Rafael Silva cabeceou e Paulo Victor evitou o gol, apesar do goleiro ter passado da linha fata na sua defesa, o auxilar considerou que a bola ficou em cima da linha.

Logo depois, outro lance bem contestável decidiu a partida. Serginho entrou na área, em velocidade, e foi derrubado por Wallace. O árbitro marcou, mesmo após muita reclamação dos flamenguistas. Na cobrança, Gilberto converteu. Na comemoração, os jogadores do Vasco comemoraram subindo a rapa que dá acesso a torcida no Maracanã.

O Flamengo se desconcentrou com o gol sofrido e pouco criou. O Vasco teve a chance de ampliar com Dagoberto e Benardo. Porém, mesmo mal no jogo, o Rubro-Negro ainda teve pode lamentar uma última chance perdida por Gabriel, que parou na bela defesa de Martin Silva.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 0 x 1 Vasco

Estádio: Maracanã
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Público Presente: 53.134 torcedores
Renda: R$ 2.420.610,00 milhões
Cartões Amarelos: Pará (FLA, 10' do 1ºT), Gilberto (VAS, 24' do 1ºT), Guiñazú (VAS, 27' do 1ºT), Christiano (VAS, 30' do 1ºT), Julio dos Santos (VAS, 10' do 2ºT), Bressan (FLA, 15' do 2ºT), Wallace (FLA, 19' do 2ºT), Rafael Silva (21' do 2ºT), Eduardo da SIlva (FLA, aos 47' do 2ºT)
Cartões Vermelhos: nenhum
Gols: Gilberto (VAS, 16' do 2ºT)

Flamengo: Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Pico; Jonas, Márcio Araújo e Luiz Antonio (Arthur Maia, intervalo); Everton (Gabriel, 25' do 2ºT), Alecsandro e Cirino (Eduardo da Silva, 25' do 2ºT). Técnico Vanderlei Luxemburgo.

Vasco: Martín, Madson, Rodrigo, Luan e Christiano; Serginho e Guiñazu; Julio, Marcinho (Dagoberto, intervalo) e Rafael Silva (Bernardo, 21' do 2ºT); Gilberto (Lucas, 35' do 2ºT). Técnico Doriva.


Você pode gostar