Por bferreira

Rio - Depois de um ano sofrido na Série B, o Nova Iguaçu tem muito o que se orgulhar em seu ano de retorno à Primeira Divisão do Campeonato Carioca. Mesmo com ainda uma rodada faltando para o encerramento da Taça Rio, o Orgulho da Baixada já alcançou dois importantíssimos feitos: a vaga na Série D do Brasileiro-2018 e a melhor campanha do clube na história do Estadual. E isso às vésperas de completar 27 anos de idade.

Adriano é um dos destaques do Nova Iguaçu no EstadualBernardo Gleizer/NIFC/Divulgação

O Nova Iguaçu vai retornar ao Campeonato Brasileiro no ano que vem como um dos dois melhores clubes na tabela do Carioca que não disputam as três principais divisões do país - com 16 pontos e em quinto na classificação geral, ele não pode mais ser alcançado por Madureira e Boavista, que são os dois mais próximos na tabela. A última vez que o Nova Iguaçu disputou a Série D foi em 2013.

Com apenas duas derrotas em dez jogos, o Nova Iguaçu também já registrou sua melhor campanha da história, superando 2014, quando terminou em oitavo lugar, com 42,2% de aproveitamento. Na pior das hipóteses, o Orgulho da Baixada terminaria na sexta colocação este ano e, em caso de derrota para o Vasco no domingo, em Moça Bonita, o aproveitamento ficaria em 48,5%.

Mesmo que não se classifique para as semifinais da Taça Rio, o Nova Iguaçu não vai terminar sua participação no domingo. Se ficar fora, vai disputar as semifinais do Quadrangular Extra da Taça Rio, que reúne terceiros e quartos colocados dos grupos. O clube foi o campeão do Quadrangular Extra da Taça Guanabara este ano, quando superou Bangu nas semifinais e o Volta Redonda na decisão.

Você pode gostar