Técnico da Portuguesa, João Carlos Ângelo - Divulgação/Portuguesa
Técnico da Portuguesa, João Carlos ÂngeloDivulgação/Portuguesa
Por HUGO PERRUSO

Rio - Em quinto lugar na classificação geral, com 16 pontos, a Portuguesa pode fazer sua melhor campanha da história no Carioca. O time da Ilha do Governador está a uma vitória de se garantir na semifinal da Taça Rio e de um inédito quarto lugar (foi quinto em 1936, mas na época eram apenas seis equipes), o que pode a colocar na semifinal do Estadual. Desempenho de dar orgulho e confiança para a partida deste domingo contra o Flamengo, às 16h em Cariacica (ES).

"Estão todos satisfeitos com o trabalho, de chegar onde estamos. Sabemos da nossa missão, que além de importante é muito difícil. Estou procurando colocar na cabeça dos atletas o que a gente pode alcançar com uma vitória, que também vai nos dar direito a disputar a Série D do Brasileiro. Não pode entrar em euforia e sim pensar que queremos mais", afirmou o técnico João Carlos Ângelo.

Para conseguir o feito, a Portuguesa terá uma missão bem complicada, que é vencer o Flamengo jogando com os titulares. Já são 32 anos sem derrotar o Rubro-Negro, quando fez 1 a 0 no Carioca de 85. Essa foi a última das três vitórias da Lusinha em 66 duelos.

Nada que abale a confiança de um grupo que conseguiu acabar com um jejum de 54 anos sem vencer o Vasco ( 1 a 0) e que é o único clube pequeno que não perdeu para os grandes neste Carioca. Além de empatar com o Fluminense (0 a 0), só não venceu o Botafogo porque levou um gol no fim (2 a 2).

"Tem que haver um meio-termo, até porque não somos loucos. Os resultados (contra os grandes) nos deixam com alguma confiança de que podemos fazer um bom jogo. Vamos dar o máximo para alcançar nosso objetivo. Tem que ter margem de erro zero, sem nenhuma cochilada como a que aconteceu contra o Botafogo. O Flamengo é a equipe de melhor retrospecto da competição, respeitamos e temos de trabalhar muito mais. É arregaçar a manga para fazer um bom trabalho", completou o treinador.

A Portuguesa está em segundo lugar no grupo C, com 10 pontos, mesma pontuação que o Botafogo, mas com saldo de gols melhor (3 contra 2). A Lusinha pode se classificar à semifinal da Taça Rio até mesmo se perder para o Flamengo, desde que o Alvinegro tenha o mesmo resultado no clássico com o Vasco.

Para chegar à semifinal do Carioca, basta a Portuguesa vencer, já que Vasco (com 17 pontos) e Botafogo (com 19) se enfrentam. Para o principal objetivo, que é uma das duas vagas na Série D, a Lusinha pode até empatar que se garante na disputa contra Boavista (15), Cabofriense e Bangu (ambos com 13).

Você pode gostar
Comentários