Troféu do Carioca: em 2026, campeão fará menos jogos para conquistá-loMailson Santana / Fluminense FC
A mudança no formato do Campeonato Carioca de 2026, com apenas 10 datas ao invés das 16 dos últimos anos, foi comemorada pelos grandes do Rio após o Conselho Arbitral desta quarta-feira (11). A diminuição no número dos jogos era uma demanda antiga de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Para o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, a tendência é que a competição fique mais atrativa, com jogos mais relevantes diante da necessidade de pontuar desde o início. Afinal, serão apenas seis jogos na fase de grupos.
"Era um desejo antigo. Estamos acreditando que menos é mais e que a qualidade do campeonato vai melhorar. Com menos jogos, e com a forma que você vai remunerar o clube de forma meritocrática, vai ajudar que a competição seja mais emocionante. O Flamengo sai muito satisfeito", disse.
O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que participou por videoconferência, vai na mesma linha. E considera que os duelos contra os times pequenos terão mais apelo.
"A redução de datas será mais atraente, pois todos os jogos serão decisivos, não só clássicos", analisou.
Já o CEO do Vasco, Carlos Amodeo relembrou a importância da diminuição de jogos diante do calendário ainda mais apertador do futebol brasileiro em 2026. Além de ser ano da Copa do Mundo, os clubes só entrarão de férias em 21 de dezembro de 2025, após a última rodada do Brasileirão.
"Isso se encaixa muito melhor dentro dos desafios dos próximos calendários. Era necessária essa adequação. Isso vai valorizar o produto, permite que os clubes maiores tenham condições de se preparar melhor, realizar uma pré-temporada melhor e disputar o campeonato com os elencos principais", afirmou.
O Botafogo não mandou dirigente à reunião e foi representado por advogados da SAF.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.