Rodrigo GuthDivulgação
Rodrigo Guth desponta como revelação no futebol holandês e vira alvo no mercado para a janela do meio do ano
Cria do Coritiba e com apenas 22 anos, o jovem zagueiro tem sido observado por clubes brasileiros
O brasileiro Rodrigo Guth é uma das grandes revelações do Campeonato Holandês e virou alvo de grandes equipes na janela de transferências que se abre no mês de julho. O defensor de 22 anos de idade, revelado pelo Coritiba, é o nome do Fortuna Sittard na atual temporada. Titular absoluto da equipe, ele se destaca nas interceptações, roubadas de bola e duelos ganhos pela equipe. O defensor entrou na mira do Braga, de Portugal e de outros clubes do velho continente, segundo a imprensa internacional.
No começo do ano, o Atlético-MG tinha procurado o jogador, mas não teve sucesso na negociação com o clube holandês. Mesma situação do Coritiba, que procurou o atleta em duas oportunidades, no começo de 2023 e no meio de 2022. Zagueiro de qualidade técnica, Guth foi titular em 30 dos 31 jogos que fez com a camisa do Fortuna Sittard - sendo substituído somente uma vez nesse período. São dois gols marcados, 56% de duelos vencidos, com bom posicionamento, tendo uma média de três interceptações e dez cortes a cada dois jogos, além alta precisão nos passes - acima de 82% na disputa do campeonato nacional local.
O desempenho gera repercussão na imprensa internacional. O jornal AS, da Espanha, destacou a temporada feita pelo jogador e aponta que além dos clubes citados, equipes da Espanha e França também monitoram o brasileiro.
Esta é a segunda temporada de Guth na Holanda. Revelado pelo Coritiba, o defensor de 1,91m de altura deixou o Brasil ainda jovem. Com 18 anos completados, ele foi para a Atalanta, da Itália.
Além da bagagem no futebol europeu, Rodrigo Guth também foi figurinha carimbada nas seleções de base, sendo titular no Sul-Americano sub-17 e disputando o Mundial da categoria no ano de 2017.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.