Fernando, volante do Antalyaspor, desperta interesse do FlamengoDivulgação/Antalyaspor

Em entrevista ao jornalista Mauro Cezar, do portal UOL, Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, negou que tenha se interessado e negociado a contratação do volante Fernando, hoje no Antalyaspor, da Turquia. Segundo o dirigente, o atleta de 31 anos foi "apenas oferecido". Porém, as declarações de Braz não caíram bem entre os representantes do jogador, que rebateram e voltaram a afirmar que teve tratativas.
De acordo com Leandro Rivorelli, agente oficial de Fernando, algumas reuniões aconteceram nos últimos meses e, inclusive, uma delas foi apenas com Bruno Spindel, diretor executivo do Flamengo, porque Marcos Braz precisou marcar presença em um sorteio junto com Rodolfo Landim.
Ainda de acordo com Leandro, o interesse do Flamengo foi tanto que proposta financeira foi feita, com contrato válido por três anos, e Marcos Braz conversou com Fernando algumas vezes pelo telefone.
Ou seja, de maneira geral, o representante rebateu as declarações de Marcos Braz e garantiu mais de uma vez que o Flamengo quis, sim, contratar Fernando, mas não chegou a um acordo financeiro. A reportagem também tentou contato com o vice de futebol, mas, até o momento, não obteve resposta.
Hoje com 31 anos, Fernando tem contrato com o Antalyaspor até o meio de 2024. Ou seja, pode assinar pré-contrato com outro time a partir de janeiro do próximo ano. O brasileiro defende o clube turco desde a temporada 2021/2022.
Há dez anos atuando no exterior, Fernando acumula passagens por Beijng Guon, da China, Spartak, da Rússia, Sampdoria, da Itáia, Shaktar, também da Rússia, e Grêmio, único clube brasileiro na carreira e o que o lançou ao futebol, em 2010. Em 2023, o volante deixou o Tricolor gaúcho.
Pela seleção brasileira, Fernando tem em seu currículo o Sul-Americano Sub-17, em 2009, Mundial SUb-20, em 2011, Sul-Americano Sub-20, em 2011, e Copa das Confederações pela Seleção principal, em 2013.