Cleiton com a camisa do FlamengoLucas Almeida

Prestigiado, mas sem oportunidades no elenco principal. Esse é o cenário atual do zagueiro Cleiton, do Flamengo. Embora ainda tenha idade para atuar no Sub-20 (tem 20 anos), o jovem tem feito parte do elenco que treina no profissional com Sampaoli, mas não é aproveitado pelo técnico argentino mesmo sendo elogiado com frequência pela comissão técnica.
Recentemente, Cleiton recebeu propostas de empréstimo do Coritiba, do São Paulo e do Bahia, mas a diretoria do Flamengo não quis fazer negócio. Além disso, foi convocado para o Sul-Americano Sub-20 e amistoso pela Seleção Sub-20 na Espanha, antes do Mundial da categoria, e o Rubro-Negro manteve a postura de não liberar.
Mesmo assim, Cleiton mantém o foco à espera de uma oportunidade no time profissional. Quando o Sub-20 do Flamengo tem jogo importante, o zagueiro é chamado para "descer" e reforçar a equipe. Porém, o defensor e os seus representantes entendem que chegou o momento de buscar um clube para adquirir minutagem.
Por conta disso, os agentes de Cleiton, do escritório de Giuliano Bertolucci, trabalham para trazer uma proposta nesta janela de transferência que agrade ao Flamengo e faça a diretoria topar fazer negócio. No meio de 2022, o Rubro-Negro renovou o vínculo do jovem depois de receber uma oferta do Genk, da Bélgica, para vendê-lo.
Com a intenção de manter Cleiton no clube, por entender que o defensor tem grande potencial, o Flamengo se viu obrigado a aumentar o salário e estender o compromisso, que vai até 2025.
Em 2023, Cleiton tem apenas três jogos pelo time profissional e 15 pelo Sub-20., além de ter marcado três gols (todos pelo Sub-20). A última vez que foi relacionado para o elenco principal foi no dia 24 de maio, no empate com o Nublense em 1 a 1, no Chile, pela Libertadores.