Wesley Gilvan de Souza / Flamengo

Titular absoluto na lateral direita do Flamengo, o jovem Wesley está evoluindo aos poucos através de um trabalho minucioso de Jorge Sampaoli. Mas, além de crescer nos aspectos táticos e técnicos, o jogador também vem chamando atenção com o aspecto físico.
No vitória sobre o Fortaleza por 2 a 0, no último sábado, Wesley atingiu números impressionantes, segundo apurou a reportagem com fontes do Flamengo. Através de um aparelho eletrônico que os atletas usam nos jogos, o famoso "GPS", o departamento responsável por gerenciar o desempenho dos jogadores teve a informação de que o lateral-direito percorreu 10.731 km, deu 22 "sprints" e chegou a incrível marca de 37,6 km/h durante o duelo.
Para efeito de comparação, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, que tem a velocidade como uma das principais características, chegou a 37,2 km/h no lance em que fez o gol na partida contra o Vasco, no dia 6 de junho, quando o Flamengo venceu por 4 a 1. Ou seja, Wesley superou o companheiro no quesito "velocidade máxima".
Internamente, os números de Wesley foram comemorados porque vêm depois de um trabalho especial com o jogador com foco na parte física de ganho de massa muscular, mas sem perder a velocidade, o que é uma virtude do lateral.
Mais maduro, Wesley se firmou na posição depois de chegar ao elenco profissional para preencher uma lacuna deixada pelos lesionados Varela e Matheuzinho (este está em processo de transição). Quando o uruguaio retornou não teve mais espaço porque o garoto agarrou a oportunidade.
Até o momento, Wesley tem 25 jogos em 2023 pelo elenco profissional, um gol e uma assistência. O atual vínculo do lateral com o Flamengo vai até dezembro de 2025. Recentemente, o Barcelona fez proposta para contratar o jogador por empréstimo, mas a diretoria recusou.