Pelé vestindo a camisa do FluminenseDivulgação
A partida de hoje entre Fluminense e Santos é o primeiro encontro entre os clubes desde a morte de Pelé, em 29 de dezembro do ano passado. Durante sua carreira no Santos, o maior de todos os tempos enfrentou o Tricolor em 12 jogos oficiais, com cinco gols marcados. Mas vocês sabiam que o Rei um dia vestiu as 'Três cores que traduzem tradição'? Foi em 1978, uma história cheia de coincidências que o Contra-Ataque O Dia traz para os torcedores.
Naquele ano, o Fluminense fazia uma excursão pela África. No mesmo período, Pelé, então recém-aposentado do futebol, com 37 anos, fazia ações de marketing para um patrocinador e vestiu a camisa da seleção nigeriana contra o Fluminense, em um amistoso em Lagos, capital do país, em 22 de abril. Pelé ficou em campo por 35 minutos, mas não o suficiente para impedir a vitória do Fluminense por 3 a 1.
No dia 26, o Fluzão enfrentaria o então campeão nigeriano, Racca Rovers, na cidade de Kaduna. E presença do Rei no jogo anterior foi tão marcante, que ele foi convidado a dar pontapé inicial no amistoso. No entanto, os organizadores do jogo divulgaram que Pelé jogaria a partida, levando a população a esgotar rapidamente os ingressos do jogo. O presidente do Fluminense na época, Sylvio Vasconcellos, tentou desfazer o mal-entendido, mas foi alertado por autoridades policiais e do governo de que se Pelé não entrasse em campo, poderia haver uma revolta difícil de conter.
Assim, Pelé teve de calçar a chuteira, uma vez mais, só que dessa vez como jogador do Fluminense. Ao Rei, como era de se esperar, foi dada a camisa 10, a qual ele colocou em seu corpo e disse, com orgulho: "Vestiu bem".
O craque jogou apenas o primeiro tempo. Marinho Chagas e Arturzinho fizeram os gols da vitória por 2 a 1. Em seu único jogo pelo Flu, o Rei teve 100% de aproveitamento.
Gol de placa foi contra o Flu
Um outro episódio histórico une Pelé e o Tricolor carioca. Uma das expressões mais famosas do futebol, 'gol de placa', surgiu após um confronto entre Santos e Fluminense.
Em 5 de março de 1961, as equipes se enfrentaram no Maracanã pelo Torneio Rio-São Paulo. Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Rei pegou a bola no meio de campo e driblou seis adversários para fazer um golaço.
O jornalista Joelmir Beting, do O Esporte, encomendou uma placa em homenagem à jogada, eternizando a expressão.
Fluzão deu olé no Rei em 63
Se levou a melhor em alguns jogos contra o Fluminense, Pelé também entrou na roda para o grande time que o Tricolor tinha na década de 60. No Torneio Rio-São Paulo de 1963, o Peixe, então campeão da Libertadores e Mundial, além de líder da competição, recebeu o time carioca, que tinha em seu elenco nomes como Castilho, Carlos Alberto Torres e Escurinho.
Naquela noite, o Fluzão se impôs no Pacaembu e goleou o Santos por 4 a 2, gols de Ubiracy e Manoel, dando olé e sendo aplaudido pela torcida adversária.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.