Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado de Gianni Infantino, da Fifa, recebe o troféu da Copa do Mundo na Casa BrancaAndrew Caballero-Reynolds / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou mudar algumas cidades-sede da Copa do Mundo de 2026. Ele alegou questões de segurança para a decisão, mantendo os ataques sobre o tema a cidades cujos prefeitos são do partido adversário (Democratas).

Ataque direto a adversários

Durante coletiva no Salão Oval, Trump afirmou que pode intervir se identificar riscos à segurança dos torcedores em determinadas regiões. Inclusive, chegou a citar Chicago, que não está entre as sedes do torneio.
“Vamos garantir que os torcedores estejam seguros. Algumas cidades são geridas por lunáticos de esquerda que não sabem o que estão fazendo. A segurança está garantida para a Copa do Mundo, mas se eu achar que não, iremos transferir jogos para outras cidades”, disse Trump.

Trump também cita Olimpíada de Los Angeles-2028

A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho de 2026 e será disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Mas a maioria dos jogos acontecerá em cidades estadunidenses.
Trump ainda chegou a citar a Olimpíada de Los Angeles-2028, ao dizer que se houver suspeita de insegurança, "não permitirá a realização dos eventos nesses locais".

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2016

O Mundial terá jogos em 16 cidades, sendo 11 nos Estados Unidos: Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York/ Nova Jersey, Filadélfia, São Francisco, Seattle.
no México, serão outras três: Guadalajara, Cidade do México e Monterrey. E no Canadá, duas: Vancouver e Toronto.