David Luiz no treino do FlamengoGilvan de Souza/Flamengo

Rio - Com a perda de quatro títulos no começo deste ano, a pressão sobre o elenco do Flamengo ficou maior para a final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Em entrevista no CT Ninho do Urubu, na manhã desta sexta-feira, o zagueiro David Luiz abordou o assunto e destacou a necessidade da primeira conquista da temporada para o Rubro-Negro.

“A pressão sempre existe, mas claro que depois de perder alguns títulos a gente vem com ansiedade e vontade de conquistar o primeiro do ano. Num grande clube como o Flamengo sempre vai ter pressão, e quando não se ganha está tudo errado. Cabe a gente entender que não está tudo errado, estamos construindo algo, espero que seja muito coeso para o presente e para o futuro”, disse o defensor, antes de completar saindo em defesa do técnico Vítor Pereira e ressaltando a necessidade do título:
“O elenco é o treinador, o treinador é o elenco. O título é importante para todos nós. Tivemos oportunidades esse ano de conquistar o primeiro título então essa é a nossa vontade", disse o defensor.

Sincero, David Luiz afirmou que, em seu ponto de vista, não há um favorito para a final do Carioca.

“Eu não coloco em lugar nenhum. Quem analisa o favoritismo não somos nós e sim as pessoas capacitadas para isso. Devemos analisar o nosso, o que temos que melhorar para vencer", analisou.
O zagueiro também falou sobre o possível reencontro com o lateral Marcelo, seu ex-companheiro de Seleção e que deve estrear pelo Fluminense na decisão.
“Marcelo é um grande amigo, um grande jogador. Espero que ele tenha o máximo sucesso possível, assim como teve em sua carreira toda, mas não contra nós”, afirmou.
Com contrato com o Flamengo até o fim do ano, o camisa 23 comentou sobre a possibilidade de extensão do seu vínculo.

"Na idade que eu tenho e em tudo o que já vivi no futebol eu penso no dia a dia. Eu jogo futebol ainda porque eu amo futebol e Deus me deu a oportunidade de viver as melhores páginas da minha vida. Penso no dia de hoje, de amanhã e na final que tenho”, destacou.
Sobre os três dias de folga para o elenco, David Luiz garantiu que, apesar das críticas, a pausa foi planejada pelo clube.

“Toda folga é analisada de acordo com os números, com os dados. Por isso a gente tem GPS, um clube qualificado que nos mostra o que devemos ou não fazer. É depois de toda essa análise que se decide", afirmou.

Por fim, o defensor abordou sobre a adaptação do elenco ao sistema de três zagueiros aplicado por Vítor Pereira.

"Qual foi a última vez que o Brasil foi campeão do mundo? 2002, eram três zagueiros. Para mim não é só o sistema que começa o jogo. Hoje em dia se constrói a três com os laterais, se defende a três com volante. Se defende a 5, a 4, de várias formas”, finalizou David Luiz.

O Flamengo volta a campo para enfrentar o Fluminense, no dia 1º de abril, às 20h30, no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca.

*Reportagem do estagiário Gabriel Orphão sob supervisão de Lucas Felbinger