Gabigol em ação pelo FlamengoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Sem fazer gol com a bola rolando há 70 dias, Gabigol vem sendo alvo de críticas por parte dos torcedores do Flamengo e também da imprensa crítica. Em participação no programa "Posse de Bola", o jornalista Renato Maurício Prado afirmou que o problema do atacante não é apenas técnico, mas também físico.
"Era para ter saído o Gabigol (no jogo contra o Inter), e não o Pedro, que está numa forma muito melhor. O Gabigol está roliço, está lento nos reflexos, está precisando entrar em forma, coisa que ele não fez até hoje, parece que ainda está naquelas férias que o Flamengo começou depois da Libertadores. Eu acho que o Gabigol até agora está de férias, porque ele está longe de estar em forma física e técnica", afirmou Renato. 
Gabigol viveu em 2023 o seu maior jejum de gols com a camisa do Flamengo, com dez jogos sem balançar as redes. Ele encerrou essa sequência negativa na partida contra o Coritiba, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, com um gol de pênalti. Entretanto, sem ser por bola parada, o camisa 10 não marca há 15 jogos. 
Ele terá a chance de quebrar esse jejum na próxima quarta-feira (26), na partida decisiva contra o Maringá, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para avançar para a próxima fase, o Flamengo precisará vencer por, pelo menos, três gols de diferença. Em caso de vitória por dois gols, a disputa pela vaga será nos pênaltis.