Erick Pulgar chegou, contra o Fluminense, a cinco jogos pelo Flamengo desde que se recuperou de fratura no pé direitoGilvan de Souza / Flamengo

Destaque do Flamengo no empate sem gols com o Fluminense, Erick Pulgar finalmente engata uma boa sequência, após início complicado no clube. Com Jorge Samapoli, responsável por sua primeira convocação para a seleção do Chile, o volante se firma como peça importante nesta nova fase do Rubro-Negro.
Contratado no meio do ano passado, ele teve poucas chances e, quando entrou, deixou a desejar. Existia expectativa para esta temporada, e ele conseguiu emendar sete jogos, seja como titular ou saindo do banco, mas sem brilho. Até que sofreu uma fratura na base do quinto metatarso do pé direito. Foram dois meses de recuperação, período que coincidiu com a troca de técnico, até ganhar nova chance com Sampaoli.
 
Com o treinador, o volante jogou suas duas primeiras partidas pelo Chile, contra Estados Unidos e Irã, em amistosos disputados em janeiro e março de 2015. O fato de o argentino conhecê-lo e saber como melhor aproveitá-lo foi um ponto a favor de Pulgar, que vem crescendo e sendo peça importante no meio de campo do Flamengo.
São cinco jogos - quatro como titular - desde o retorno aos gramados e o chileno tem contribuído no ataque, com uma assistência, seis passes para finalizações e 89% de acerto nos passes. Assim como na defesa, com 26 bolas recuperadas e 12 desarmes. Os números são do Sofascore.
"Ele tem muita importância (ao time). É Um volante que equilibra, que pressiona muito a bola, que joga bem, salta linha. Estou feliz com Erick (Pulgar). A verdade é que, inclusive, ele me surpreende muito a sua condição atual, provendo o time", analisou Sampaoli.