Vini Jr foi homenageado com mosaico no Maracanã Reprodução

Rio - O Flamengo homenageou o atacante Vini Jr, do Real Madrid, antes da partida contra o Cruzeiro, neste sábado (27), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Em ato de solidariedade após os ataques racistas no jogo contra o Valencia, em Mestalla, no dia 21, o Rubro-Negro fez um mosaico para apoiar o prata da casa.
"Obrigado por tudo. Eu nasci Flamengo e sempre vou te amar", escreveu Vini Jr nas redes sociais. 
Revelado no Flamengo, Vini Jr subiu para o profissional em 2017, já negociado com o Real Madrid antes de completar 18 anos. O jogador disputou 70 partidas e marcou quatro gols, antes de viajar para a capital espanhola. Desde 2018 no gigante espanhol, o brasileiro nunca escapou dos ataques racistas, que se intensificaram desde o ano passado.
Na temporada 2022/23, a LaLiga denunciou dez casos de racismo contra Vini Jr. No último dia 21, o camisa 20 do Real Madrid identificou um racista na arquibancada e o jogo foi paralisado. O jogador chegou a receber um coro de todo o estádio, que estava lotado com mais de 40 mil torcedores. Somente três pessoas foram detidas e prestaram depoimentos, sendo liberadas em seguida.
O caso da partida contra o Valencia, no dia 21, gerou repercussão mundial. Vini Jr recebeu apoio de clubes, jogadores e celebridades de diversos segmentos. Em contrapartida, o jogador teve uma discussão com o presidente da LaLiga, Javier Tebas, após receber um ataque do mandatário em rede social. A Uefa também não se manifestou sobre o episódio.