Rodrigo CaioMarcelo Cortes/flamengo

Rio - O Flamengo já começa a dar os primeiros passos do planejamento para a próxima temporada. Com jogadores com contratos até o fim do ano, o Rubro-Negro avalia os casos e, aos poucos, abre conversas sobre as renovações, de acordo com o "ge". 
A diretoria aguarda o desfecho da final da Copa do Brasil antes de acelerar as conversas. Entretanto, já há conversas em andamento, como com o zagueiro Fabrício Bruno e os atacantes Gabigol e Bruno Henrique. Apenas o último tem contrato até o fim de 2023.
Outros casos serão avaliados após a final da Copa do Brasil: os zagueiros Rodrigo Caio e David Luiz, o lateral Filipe Luís e o meia Everton Ribeiro. O único que ainda não foi procurado é o lateral-esquerdo, que pode se aposentar no final do ano. 
Com nove jogos no ano, o zagueiro Rodrigo Caio não deve permanecer no Flamengo em 2024. O jogador, de 30 anos, tem acumulado lesões nos últimos anos e perdeu espaço. Já David Luiz ativou a cláusula automática, mas pode conversar para desfazer a renovação.
A situação menos complexa é do meia Everton Ribeiro. As partes não creem em qualquer dificuldade para um acordo. O jogador deseja permanecer principalmente pela adaptação da família no Rio de Janeiro. A tendência é que seja oferecido um reajuste salarial.