Tite instruindo Ayrton Lucas após gol marcado pelo lateral do Flamengo contra o CruzeiroMarcelo Cortes/Flamengo

Belo Horizonte - O Flamengo superou o Cruzeiro pelo placar de 2 a 0 no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na estreia de Tite como novo técnico. Após a partida, em entrevista coletiva, o ex-seleção brasileira, que chegou durante a Data Fifa e teve pouco tempo para passar seu estilo de jogo, analisou os primeiros momentos na comissão técnica do Rubro-Negro.
"Foi muito intenso e vai continuar dessa forma. Entrar dentro de um trabalho e procurar as informações corretas para iniciar o trabalho com a relação de confiança humana. Eu olho para o Fabinho (gerente de futebol) e faço o agradecimento pelas informações. Foi importante para nós, para um trabalho de distribuição de carga para que o atleta tivesse estimulo e 'fresh' para o jogo", disse.
No primeiro tempo, antes de abrir o placar, o Flamengo se viu em situação desconfortável com o Cruzeiro dominando o campo de ataque e assustando a meta defendida por Rossi. Quando adaptou a disposição tática, a partida clareou para seus comandados.
"A mudança tática tem aquilo que é o componente nesses últimos três jogos. A equipe se ajustou, se repetiu e ganhou confiança. Eu dei sequência a esse trabalho em cima de dois articuladores. Como no lado esquerdo, a gente precisava de um jogador um pouco mais físico e de retenção e depois uma flutuação do Everton Ribeiro, a gente fez a troca", explicou.
No compromisso que deu a largada para um novo trabalho, Tite não promoveu muitas alterações na equipe titular. Na zaga, a entrada de David Luiz se deu apenas por conta da suspensão de Léo Pereira - titular contra o Cruzeiro, o experiente zagueiro deixou o gramado com entorse no tornozelo direito e foi substituído por Pablo no começo do segundo tempo. Outras peças importantes, como Gabigol e Arrascaeta, também saíram do banco para garantirem a vitória.
"Entrar em jogos assim é muito difícil. Os quatro atletas que entraram, entraram muito bem. Isso é muito importante e difícil. Os jogos têm sido muito difíceis. Com exceção do Botafogo que disparou, no bloco alto, uma disputa muito acirrada, embaixo também. Todos poderem dar sua contribuição me deixou muito feliz", destacou.
Com a vitória em Belo Horizonte, o Flamengo foi a 47 pontos e na tabela de classificação, segue forte na briga por uma vaga direta para a próxima Libertadores, mas ainda vê o líder Botafogo com 11 pontos de vantagem. O próximo compromisso será no domingo (22), contra o Vasco, às 16h (de Brasília), no Maracanã.