Filipe Luís comanda treino do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo

Rio - Finalista do Carioca, o Flamengo busca o terceiro título na era Filipe Luís. Entretanto, para manter a invencibilidade em finais, o treinador terá que superar o seu único algoz como profissional: o Fluminense. Em dois confrontos, o Rubro-Negro soma uma derrota, um empate e nenhum gol marcado.
Filipe Luís assumiu o comando do Flamengo em setembro do ano passado. Ao todo, são 25 jogos, 18 vitórias, seis empates e uma derrota, além de uma sequência de 22 partidas de invencibilidade. A última derrota — e única até o momento — foi justamente para o Fluminense.
No Brasileirão do ano passado, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, pela 30ª rodada. Na época, o Tricolor lutava contra o rebaixamento. A derrota, inclusive, custou caro numa possível briga pelo título. Com isso, o foco mudou para a Copa do Brasil, e o objetivo foi alcançado.
Filipe Luís reencontrou o Fluminense no Carioca deste ano. Diferentemente do encontro do ano passado, o Rubro-Negro teve mais volume e cedeu poucas oportunidades para o Tricolor, mas faltou transformar o domínio em chances claras. Assim, o jogo terminou empatado sem gols.
Esta será a quinta final entre Flamengo e Fluminense nos últimos sete anos. Nas quatro decisões anteriores, foram dois títulos para cada. O jogo de ida da final acontece na próxima quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, enquanto a partida de volta será no sábado (15) ou domingo (16), em horário a definir, no mesmo local.