O técnico do Flamengo, Filipe Luís, beija a medalha de campeão do CariocaGilvan de Souza / Flamengo

Rio - Filipe Luís citou o gol de Petkovic sobre Vasco na decisão do Estadual de 2001 ao destacar a importância de conquistar o Campeonato Carioca. Hoje técnico do Flamengo, ele acompanhou aquela final como um torcedor, em casa. E na tarde deste domingo (16), ele comandou o Rubro-Negro no título da edição de 2025.
"Para mim, poder conquistar o Carioca com a camisa do Flamengo... Em outra vez que fomos tri, eu vi o gol do Pet. Eu estava em casa, na sala, e comemorei muito. Para mim tem muito valor esse campeonato. Damos muito valor, e a gente não escolhe adversário", disse Filipe Luís.
"Veio o Fluminense. É um dos elencos mais qualificados do Brasil. Não tiveram o Ganso, por exemplo. Um jogador tão importante para eles. Nós também tivemos. Eles conquistaram títulos recentemente e sempre estão em disputa. Isso não é fácil. Estar disputando a final do Campeonato Carioca é mérito. E, para mim, foi muito mais especial por ter a homenagem ao Zico, o troféu ter o nome dele e por ele ter nos entregado", completou.
Filipe fez questão de abrir a coletiva deste domingo (16) citando os meninos que morreram no incêndio do Ninho do Urubu em 2019. O técnico citou o nome dos dez garotos e reforçou que eles nunca serão esquecidos.
"Como sempre, vou começar falando o que nunca vou deixar de falar, sobre os meninos do Ninho. Arthur, Athila, Bernardo, Christian, Gedson, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo, Samuel e Vitor. Enquanto eu estiver aqui, nunca serão esquecidos. Me faz bem, sinto essa energia, e tenho que falar".
Com o empate sem gols com o Fluminense, Filipe Luís chegou ao quarto título à frente do Flamengo. Até aqui, ele conquistou: a Copa do Brasil (2024); a Supercopa Rei (2025); a Taça Guanabara (2025); e o Campeonato Carioca (2025).
"Eu estou muito feliz (com o título). Extremamente feliz. Não é fácil conquistar títulos. É muito trabalho. Você citou conquistas que tivemos. O Flamengo te proporciona isso, essa possibilidade de disputar. Não te garante ganhar, mas te proporciona a possibilidade de ter um elenco tão qualificado para disputar títulos. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho, dos meus jogadores, do esforço que eles fizeram em toda a pré-temporada e nessa trajetória. Sou um cara muito ambicioso, muito ambicioso. Quero mais. Vou me esforçar e trabalhar".