Comemoração de Danilo, do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo

Rio - O Flamengo confirmou o favoritismo sobre o Botafogo-PB e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. Sem dificuldade, o Rubro-Negro venceu o adversário por 4 a 2 no Maracanã, na noite desta quarta-feira (21), pelo jogo da volta da terceira fase da competição. Danilo, Pedro, Varela e Everton Cebolinha fizeram os gols do Fla. Henrique Dourado, que fez valer a "lei do ex", e Rodrigo Alves descontaram para o time de João Pessoa.
Na ida, os cariocas bateram o Botafogo-PB por 1 a 0. Agora, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrentará o Palmeiras no próximo domingo, a partir das 16h, no Allianz Parque, em São Paulo.

O jogo

Mesmo com um time misto, o Flamengo não teve dificuldades para impor seu estilo de jogo e abriu dois gols de vantagem com menos de dez minutos. Logo aos quatro, Cebolinha cobrou escanteio, e a bola sobrou para Danilo, que finalizou forte para balançar as redes.
O segundo gol veio na sequência, aos sete. Danilo acionou Michael, que tocou de primeira para Ayrton Lucas. O lateral correu nas costas da marcação e ficou livre no lado esquerdo da área. Ele cruzou rasteiro, Cebolinha desviou, e a bola sobrou para Pedro. Dentro da pequena área, o centroavante não desperdiçou.
Passado esse período, o Rubro-Negro até relaxou um pouco e permitiu alguns ataques do Botafogo-PB. O Belo chegou a ter uma falta perigosa na entrada da área para cobrar e passou perto de balançar as redes com um chutaço de Henrique Dourado, mas Matheus Cunha fez grande defesa.
O Flamengo, porém, logo respondeu a esse momento rápido do Botafogo-PB. Aos 22 minutos, Ayrton Lucas cruzou na medida para Varela, que apareceu livre de marcação dentro da área. O uruguaio dominou e finalizou para marcar.
A partida seguia controlada pelo Flamengo, mas o Belo conseguiu aproveitar um vacilo rubro-negro para descontar. Aos 36 minutos, Gabriel Honório explorou a linha alta para descolar um passe em profundidade para Henrique Dourado. O goleiro Matheus Cunha saiu mal do gol, foi driblado e viu o Ceifador fazer o gol do Botafogo-PB. Apesar disso, o Rubro-Negro seguiu superior até o fim da primeira etapa.
No segundo tempo, o Flamengo manteve a pegada e transformou o placar em goleada aos quatro minutos. Varela foi acionado pelo lado direito e cruzou na medida para Everton Cebolinha, que apareceu na área como um centroavante para cabecear e anotar mais um gol rubro-negro no Maracanã.
A equipe de Filipe Luís seguiu com mais posse no decorrer da etapa complementar, mas viu um corajoso Botafogo-PB se lançar ao ataque. Em uma das chegadas, o Belo chegou a acertar a trave da meta defendida por Matheus Cunha.
A postura foi recompensada aos 24 minutos. Após uma cobrança de escanteio de Camilo, a defesa fez o corte, mas a bola sobrou para Rodrigo Alves. O atacante pegou de primeira e mandou a bola no canto esquerdo de Matheus Cunha, que nada pôde fazer.
Mas foi praticamente o último bom momento do Belo na partida. O Flamengo administrou o restante da partida e assegurou a vitória sem sustos no Maracanã.

Ficha técnica

Flamengo x Botafogo-PB

Data e hora: 21/05/2025, às 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

Cartões amarelos: Henrique Dourado e Evandro (BPB)
Cartões vermelhos: -
Gols: Danilo (1-0) (04'/1ºT) / Pedro (2-0) (07'/1ºT) / Varela (3-0) (22'/1ºT) / Henrique Dourado (3-1) (36'/1ºT) / Everton Cebolinha (4-1) (04'/2ºT) / Rodrigo Alves (4-2) (24'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Matheus Cunha; Varela (Wesley), João Victor, Danilo e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Gerson (João Alves) e Matheus Gonçalves (Juninho); Michael (Lorran), Everton Cebolinha (Arrascaeta) e Pedro.
BOTAFOGO-PB (Técnico: Márcio Fernandes)
Michael; Erick, Wendel Lomar, Reniê e Evandro; Gama (Silvinho), Igor Maduro (JP) e Thallyson (Lucas Balardin); Guilherme Santos (Camilo), Gabriel Honório (Rodrigo Alves) e Henrique Dourado.