RafinhaReprodução

Rio - Titular do histórico time do Flamengo de 2019, Rafinha confirmou sua aposentadoria nesta segunda-feira (21), aos 39 anos. O agora ex-lateral passará a trabalhar como comentarista da Globo, onde fez participação especial no Mundial de Clubes pelo Sportv.
"Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Momento muito especial na minha vida. Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar aonde cheguei. Fui abençoado. Sou realizado na minha profissão. Hoje está chegando ao fim, não jogo mais profissionalmente", declarou Rafinha no "Seleção Sportv".
"Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que eu vivi dentro do vestiário. Fiz tantos amigos durante essa trajetória. Tudo tem um começo e um fim. Realizado, sem arrependimento nenhum, mas com coração partido, porque não é uma decisão fácil. A gente quer esticar a corda até onde pode, fizemos isso a vida inteira. Realizei todos os meus sonhos no futebol", completou.
Rafinha estava sem atuar desde março, quando rescindiu seu contrato com o Coritiba. Desde então, atuou como comentarista da TNT Sports na reta final da Liga dos Campeões antes de sua participação no Sportv durante o Mundial de Clubes.
Revelado pelo Coritiba, Rafinha construiu uma carreira vitoriosa na Europa. Além do Bayern, vestiu as camisas de Schalke 04-ALE e Genoa-ITA. No Brasil, conquistou títulos marcantes por Flamengo e São Paulo.
Rafinha chegou ao Flamengo na metade de 2019, vestiu a camisa do clube por pouco mais de um ano e foi campeão da Libertadores da América, do Brasileirão, da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Carioca. Em agosto de 2020, deixou o Rubro-Negro rumo à Grécia - onde atuou por menos de um ano.